Q&A com Raphael Hennies

O mercado de produtos naturais e orgânicos no Brasil tem crescido de forma acelerada, impulsionado pela crescente conscientização dos consumidores em relação à saúde e à sustentabilidade. De acordo com a Organis, o setor registrou no Brasil um crescimento de 30% em 2020, alcançando R$ 5,8 bilhões. Para 2024, as estimativas apontam que o mercado deve superar os R$ 7 bilhões atingidos em 2023.

Raphael Hennies – CEO

Raphael Hennies, CEO e sócio da WeBev, é um entusiasta desse setor, tendo identificado cedo seu grande potencial. Apaixonado pela natureza e pelo estilo de vida saudável, Raphael sempre esteve conectado com o consumo de produtos orgânicos desde os anos 2000. Formado em Administração pela PUC-SP, iniciou sua carreira na empresa familiar aos 15 anos e, mais tarde, adquiriu experiência na controladoria de uma multinacional alemã. No entanto, aos 20 anos, decidiu seguir sua verdadeira vocação, deixando o setor financeiro para investir na produção de sucos naturais.

Em 2017, foi pioneiro ao introduzir kombucha no Brasil e, em 2018, fundou o primeiro grupo de bebidas “better for you” do país. Com marcas como Puro Verde e HIGH, a WeBev foca na produção e distribuição de bebidas naturais. Em entrevista exclusiva à Poder, Raphael compartilha sua visão sobre o crescimento do mercado de bebidas saudáveis, o papel dos produtos naturais e orgânicos na sociedade e no meio ambiente, além das tendências que moldam o futuro do setor.

O mercado de bebidas saudáveis tem crescido consideravelmente nos últimos anos. O que você acredita que impulsiona essa demanda?

O mercado de bebidas saudáveis vem se movimentando rapidamente, e considero três fatores principais que, em conjunto, seguem abrindo esse espaço. O primeiro seria a mudança na mentalidade social: o bem-estar como prioridade no estilo de vida e a preocupação com a saúde tornaram-se tópicos essenciais para a decisão de compra de um alimento ou qualquer outro produto. O acesso à informação instantânea, como as novidades em mercados mais desenvolvidos, como nos EUA e na Ásia, também contribui para impulsionar essa demanda. E, por fim, a inovação das indústrias, trazendo novas opções e reinventando categorias.

 

Qual é a importância dos produtos orgânicos para a saúde e o bem-estar dos consumidores?

Os produtos orgânicos contêm mais nutrientes e qualidade. Além disso, evitam a exposição a produtos químicos e pesticidas. Pensando a longo prazo, o bem-estar também se torna um benefício para a sociedade e os consumidores, quando entendemos a correlação entre a produção desses produtos e a sustentabilidade.

 

Como você enxerga o futuro do mercado de bebidas saudáveis e dos produtos orgânicos?

Enxergo como um caminho sem volta. Depois que o consumidor passa a consumir produtos mais saudáveis e a viver seus benefícios, ele naturalmente tende a continuar com esse hábito. Nosso grande desafio é chegar até os consumidores nos diversos canais de venda com um preço que não seja muito distante das grandes indústrias. Além dos benefícios e do sabor dos produtos, precisamos estar muito atentos aos preços praticados.

 

Quais desafios você enfrentou ao entrar no segmento de bebidas saudáveis e como os superou?

Começamos em 2015, quando o segmento estava nascendo no Brasil. No início, o maior desafio era conquistar espaço nas redes, dominadas pelas grandes indústrias. Paralelamente, era necessário educar os consumidores e lojistas sobre uma nova categoria que estava surgindo. Entendemos que esse é um desafio contínuo, considerando que a busca por itens saudáveis é uma demanda crescente. Seguimos trabalhando na conscientização dos diversos pilares do universo dos alimentos saudáveis e buscando, por meio de inovações, novas formas de apresentar essa opção de produto.

 

Que conselho você daria para empreendedores que querem ingressar no mercado de produtos naturais?

Parece clichê, mas o básico funciona: sonhar grande e agir pequeno. O mercado de bebidas é extremamente competitivo e exige muita resiliência. É essencial entender o consumidor e suas demandas, como saúde, emagrecimento, energia e imunidade. Encontrar o ponto de qualidade em seu produto e garantir a sustentabilidade na produção tornará a oferta incontestável. Por fim, crescer de forma espiral: ter um plano claro de crescimento por regiões e segmentos, focando em ser relevante em uma área, cidade ou estado antes de expandir para outros mercados.

 

Além dos benefícios para o consumidor, como o grupo aborda a questão da sustentabilidade em seus produtos?

A sustentabilidade é o principal pilar de desenvolvimento da WeBev. Tudo o que fazemos leva em consideração nosso impacto no planeta. Por exemplo, nossa operação é totalmente carbono neutro, por meio de um projeto de reflorestamento no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. Nossa cadeia de suprimentos contempla ingredientes orgânicos e agricultura regenerativa, e também temos a preocupação de compensar as embalagens colocadas no mercado.