Furacão Milton Chega à Flórida com Ventos de 190 km/h

varizes – furacao

O furacão Milton tocou o solo da Flórida na noite da última quarta-feira (9), trazendo ventos de 190 km/h. Classificado inicialmente como categoria 3, Milton rapidamente perdeu força e caiu para categoria 2 à medida que avançava pelo Estado, mas ainda assim representa um dos maiores fenômenos naturais dos últimos 100 anos nos Estados Unidos. A escala de furacões vai até 5, quando os ventos superam 252 km/h.

Autoridades locais fizeram um apelo urgente para que os moradores buscassem abrigo. Aqueles que desrespeitaram a ordem de evacuação foram instruídos a marcar seus nomes com tinta permanente nos braços, a fim de facilitar a identificação em caso de emergência.

O governador Ron DeSantis orientou os residentes a se abrigarem em suas casas e garantiu que os primeiros socorristas estavam prontos para agir assim que as condições melhorassem. “Agora é hora de se abrigar no local”, alertou DeSantis em uma postagem no X (ex-Twitter).

O furacão Milton se formou em 5 de outubro, impulsionado pelas águas excepcionalmente quentes do Golfo do México, que registraram temperaturas de 29,5°C, cerca de 1°C acima da média. Essas condições, somadas aos ventos fortes e mudanças de pressão, criaram um cenário favorável para o desenvolvimento da tempestade. A geografia da costa oeste da Flórida, com suas áreas costeiras rasas, também contribuiu para aumentar o risco de ventos fortes e tempestades.