O avião de Lula fez uma parada programada na Cidade do Panamá para reabastecer
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aterrissou em Brasília (DF) às 10h12 desta quarta-feira (2), após uma falha no avião presidencial na tarde de ontem (1º). Devido aos problemas técnicos, o chefe do Executivo partiu em uma aeronave reserva da Presidência no Aeroporto Internacional Felipe Angeles, no México.
Além disso, o voo fez uma parada programada na Cidade do Panamá, durante a madrugada, para reabastecimento. A aeronave deixou a Cidade do México por volta das 23h40 (horário de Brasília). Em comunicado, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que o “voo foi tranquilo, sem intercorrências”.
Entretanto, o avião principal, o VC-1, teve um problema técnico logo após a decolagem e precisou voar em círculos por cerca de cinco horas antes de retornar ao aeroporto de onde partiu. A aeronave precisou queimar combustível como parte de um procedimento de segurança. O VC-1 decolou às 17h19 e pousou às 22h16, horários de Brasília.
A Força Aérea Brasileira (FAB) não forneceu detalhes sobre qual foi o problema técnico que a aeronave apresentou. De acordo com a CNN, Lula viajou ao México para a cerimônia de posse da presidente eleita do país, Claudia Sheinbaum.
Entre os membros da comitiva estavam a primeira-dama Janja da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o economista Gabriel Galípolo, indicado para assumir a presidência do Banco Central (BC).