4 fatos sobre o poder do entretenimento para fortalecer a identidade da marca

Priscila Metzker, fundadora da FEAT, que já fez ações para grande marcas e artistas, como TikTok, Amazon, JBalvin Anitta, traz insights sobre a sinergia entre cultura, entretenimento e o impulso que podem proporcionar às empresas

No cenário competitivo dos negócios, a construção e a manutenção da favorabilidade de uma marca são essenciais para o sucesso a longo prazo.  Uma estratégia que tem se mostrado eficaz é o engajamento estratégico com o universo do entretenimento. Isto abrange desde o patrocínio de festivais, design de experiências até a concepção de ações impactantes com artistas.

Dados extraídos da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da PwC, apontam que nos próximos cinco anos estima-se que a receita do setor atingirá US$ 41,3 bilhões no Brasil em 2027, mostrando que o segmento se posiciona como um dos mais lucrativos no país na atualidade, delineando uma oportunidade valiosa para as marcas capitalizarem em cima dessa tendência ascendente.  Segundo Priscila Metzker, fundadora da FEAT, consultoria especializada em entretenimento, uma estratégia que contempla o entretenimento é, hoje, uma peça indispensável em qualquer plano de comunicação.

Priscila Metzker

“Recentemente aplicamos uma pesquisa com a On The Go Consumer Insights, para análise de brand equity, em um grande Festival, e 92% dos consumidores entrevistados disseram que ações e ativações de marcas em eventos é mais convincente que anúncios e publicidade online. Essas parcerias não apenas ampliam a visibilidade da marca, mas também ajudam a criar uma conexão emocional com o público-alvo, estabelecendo uma identificação”, explica.

Neste contexto, Priscila aponta os principais insights do entretenimento na alavancagem de marcas e como as empresas se beneficiam dessas iniciativas.

Atração de audiência e exposição de marca:

Patrocinar festivais e eventos de entretenimento permite que as marcas alcancem uma audiência vasta e diversificada que já está predisposta a um estado de espírito positivo e receptivo. Esses eventos reúnem consumidores em busca de experiências memoráveis, que facilitem a sua jornada, e as marcas que estão associadas a esses momentos tendem a ser lembradas de forma mais favorável. A exposição de marca em espaços de entretenimento cria uma oportunidade única de conversa, aumentando a relacionabilidade com a marca.

Associação a emoções e valores:

O entretenimento muitas vezes está associado a emoções, valores e aspirações pessoais. As marcas que se associam a artistas renomados, festivais ou eventos culturais podem alinhar sua imagem com as características positivas e desejadas que essas figuras e experiências representam. Essa associação ajuda a criar uma conexão emocional entre a marca e o público, permitindo que os consumidores se identifiquem com os valores e a mensagem que a empresa transmite.

Amplificação da narrativa da marca:

A parceria com o entretenimento oferece uma plataforma para contar a história da marca de maneira envolvente e criativa. As ações com artistas ou eventos podem servir como veículos para transmitir mensagens específicas como o propósito, valores e atributos funcionais da marca ajudando a construir uma narrativa mais profunda e autêntica. As histórias compartilhadas por meio do entretenimento têm o potencial de serem compartilhadas organicamente nas redes sociais e na mídia, amplificando ainda mais a mensagem da marca.

Expansão da Audiência e Demografia:

Ao se envolver com o entretenimento, as marcas têm a oportunidade de alcançar uma audiência que pode estar fora de sua base tradicional de consumidores. Existe um público presencial, os influenciadores dividindo as experiências para suas audiências, tem o público dos canais dos artistas e isso pode resultar em uma expansão demográfica da marca, atingindo novos grupos de consumidores e segmentos de mercado. Através de patrocínios de festivais, interações autênticas alinhadas às ativações, as marcas efetivamente se tornam mais relevantes para os consumidores, assim, garantindo um alto valor na percepção do consumidor.