Em outubro, Lula irá para o México, para a posse da nova presidente do país
No próximo dia 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para Nova York para participar da 79ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas. O presidente retornará para Brasília em 25 de setembro.
De acordo com a CNN, em outubro, Lula tem uma viagem prevista para o México. Entretanto, a viagem não tem uma data confirmada. O político participará da cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum, nova presidente do país, em 1º de outubro.
Compromissos em NY
Em Nova York, existe a previsão de diversos pronunciamentos públicos de Lula, como na Cúpula do Futuro, que irá reunir chefes de Estado e governo dos 193 Estados-membros da ONU. O presidente também deverá fazer um discurso na Assembleia-Geral e no G20. Os assuntos a serem abordados são:
- defesa do multilateralismo por parte dos líderes mundiais;
- solução de conflitos;
- e mudanças para ampliação dos países membros do Conselho de Segurança da ONU.
“Há visões diferentes dos membros sobre o Conselho de Segurança, mas há um reconhecimento de que a expansão deve acontecer e englobar regiões não representadas ou sub-representadas”, explicou o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos, embaixador Carlos Márcio Cozendey.
Neste domingo (22), Lula será o segundo a discursar. Ele deverá abordar assuntos propostos pelo Brasil ao G20, como fome e segurança energética. Além disso, há expectativa de acontecer, neste evento, o anúncio de um documento sobre o pacto do futuro, que discorre sobre gerações futuras e impactos de longo prazo.
A comitiva que acompanhará o presidente ainda está em fase de elaboração. Além do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estão confirmados os ministros:
- Fernando Haddad, da Fazenda
- Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos,
- Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Enquanto isso, Haddad viajará no dia 21 e retornará no dia 24. Ele irá participar da Climate Week NYC.