A PF vai pedir medidas cautelares contra os autores dos incêndios
A Polícia Federal (PF) tem listado suspeitos de provocarem o incêndio na Floresta Nacional de Brasília. Para a PF, existem indícios de que o fogo começou por ação humana. Atualmente, os nomes são mantidos sob sigilo neste momento para não comprometer o andamento das investigações.
De acordo com a CNN, para os investigadores, será necessário aprofundar as investigações para confirmar as provas e os suspeitos. Além disso, as medidas cautelares deverão ser mandadas à Justiça contra as pessoas suspeitas. Essas cautelares são uma maneira do juiz impor medidas para proteger os bens envolvidos, mas sem prender a pessoa.
A Polícia Federal afirmou que, sobre as supostas ações coordenadas dos envolvidos, ainda é prematuro uma avaliação. Entretanto, não foi uma hipótese descartada. Essa investigação é uma entre os 52 inquéritos abertos na PF focados em apurar o que causou os incêndios em todo o Brasil desde o começo do ano.
Agora, existe uma atuação coordenada da Diretoria de Meio Ambiente e Amazônia (Damaz) na PF, em Brasília, com os demais estados. Até este mês, a Polícia Federal fez protocolos de atuação e linhas de ação para as investigações.
O incêndio na Floresta Nacional já dura dois dias, atualmente. O corpo de Bombeiros do Distrito Federal, com ajuda dos brigadistas do ICMBio, do IBRAM e da equipe do próprio Parque Nacional, continuam com o combate às queimadas. A equipe conta com mais de 250 combatentes.