Essa dor de dente, muitas vezes, começa leve e se torna intenso, o que pode afetar outras áreas, como o ouvido
Dor de dente é um sintoma muito comum entre as pessoas. Entretanto, ela é um indicativo que há algo que precisa de atenção na saúde bucal. Por muitas vezes, a dor começa leve e se torna intensa, o que pode irradiar para outras áreas, como o ouvido.
De acordo com a CNN, caso seja persistente, ela pode causar estresse e afetar negativamente o humor e qualidade de vida. Por conta disso, é recomendado não ignorar a dor e buscar ajuda de um profissional de saúde bucal o quanto antes para conseguir um diagnóstico e o tratamento adequado.
Principais causas
Em crianças e adultos, as principais causas são a cárie dentária e a periodontite. Além delas, tem os traumas químicos ou físicos, fraturas dentárias, gengivite e até a má oclusão. Para o tratamento, o tipo de medida de combate irá variar de acordo com a causa do problema.
Em caso de cáries iniciais, uma restauração dentária, como a obturação, pode ser o suficiente. Em situações mais complicadas, como quando há o comprometimento da polpa dentária, o tratamento de canal pode ser necessário. No caso, esse procedimento é a remoção do tecido pulpar inflamado ou infectado, seguido da desinfecção e obturação do canal radicular para a prevenção de infecções futuras.
Diagnóstico e prevenção
Caso não haja diagnóstico e medidas de combate, a dor de dente pode resultar em complicações, como abscessos dentários, que levam a infecções amplas e de tratamento complexo. Isso também pode causar dificuldade para comer e dormir adequadamente, o que impacta na ansiedade e, em alguns casos, pode gerar quadros de depressão.
Além disso, para a prevenção, recomenda-se investir em hábitos de cuidado. A higienização bucal regular, uma boa alimentação e a visita frequente aos profissionais são essenciais para manter a saúde bucal.