Frutas secas podem prevenir diabetes; entenda

Frutas secas podem prevenir diabetes; entenda
o O diabetes é um distúrbio metabólico que se caracteriza pela função prejudicada da insulina e níveis elevados de açúcar no sangue – Reprodução Freepik (@freepik)

Mesmo com o alto teor de açúcar, as frutas secas possuem concentração de fibras e substâncias que previnem diabetes tipo 2

Algumas frutas secas, como uva, damasco, banana e tâmara, fazem sucesso na rotina alimentar de muita gente. Entretanto, elas não possuem uma boa reputação, por possuírem uma alta concentração de açúcar e serem calóricas. No entanto, um estudo feito por pesquisadores chineses analisou mais de 428 mil voluntários do UK Biobank (estudo britânico que avalia as condições de saúde de mais de meio milhão de pessoas) e entenderam que o consumo de frutas secas pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2.

De acordo com a CNN, o diabetes é um distúrbio metabólico que se caracteriza pela função prejudicada da insulina e níveis elevados de açúcar no sangue. Ele causa danos cardiovasculares, nos olhos, renais e outros. O trabalho apareceu na revista científica “Nutrition and Metabolism”.

Alimentação

Segundo a nutricionista Gabriela Mieko, do Espaço Einstein do Hospital Israelita Albert Einstein, o tipo de metodologia dos especialistas reforçou a confiabilidade do estudo. “Entretanto, a pesquisa apresenta limitações, mencionadas pelos próprios cientistas, entre as quais o fato de a população analisada ser exclusivamente de ascendência europeia”, observou. A especialista afirmou que é fundamental que aconteçam mais trabalhos que avaliem os impactos em outros grupos. Além disso, as fontes dos efeitos não foram completamente resolvidas.

Entretanto, o artigo trouxe pistas de que a prevenção tem conexão com a riqueza de nutrientes e outras substâncias benéficas, como os flavonoides e os carotenoides. “Eles apresentam ação antioxidante e anti-inflamatória e melhoram a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose”, explicou Mieko. No caso das fibras, elas possuem evidências de que atuam no controle glicêmico e favorecem o equilíbrio dos níveis de açúcar.

A nutricionista ainda explicou que o ideal é ir com calma na hora do consumo das frutas secas por terem alto valor calórico, mesmo que não dê para definir uma quantidade ideal. “Tudo depende das características de cada um, tanto em nível biológico quanto referente ao estilo de vida”, ressaltou a nutricionista. É importante observar o tamanho da porção e evitar comer as frutas de maneira isolada.

Mieko ainda ressaltou que misturar as frutas com alimentos fontes de proteínas e gorduras saudáveis, como queijos e iogurtes, pode prolongar a saciedade. “Podem compor o café da manhã, os lanches intermediários ou até mesmo como substitutas do açúcar no preparo de doces e no mingau de aveia”, ensinou.

Alguns tipos de frutas secas

  • Uva-passa: A fruta contém o resveratrol, substância que ajuda a blindar as artérias;
  • Ameixa: Tem bastante fibras e ajuda na saúde intestinal e ajuda contra prisão de ventre;
  • Banana: Tem potássio, que é um mineral importante para os músculos, e carboidratos;
  • Damasco: Tem a presença de betacaroteno, uma substância aliada da saúde dos olhos.
  • Figo: A fruta tem vitaminas, compostos protetores, como os carotenoides e os flavonoides, e sais minerais.