Pesquisa mostra uma tentativa de fraude com documento a cada 7 minutos

Pesquisa mostra uma tentativa de fraude com documento a cada 7 minutos
A pesquisa mostrou que as tentativas de fraude foram identificadas principalmente em sua fase de abertura de conta bancária – Reprodução Freepik (@freepik)

Entre abril de 2023 e fevereiro de 2024, 3,2 milhões tentativas de fraude foram identificadas

Uma pesquisa feita pela Serasa Experian mostrou que acontecem uma tentativa de fraude com RG e CNH falsos a cada 7 minutos no Brasil. O estudo analisou uma amostra de 104,3 milhões de transações feitas entre abril de 2023 e fevereiro de 2024.

De acordo com a CNN, do total analisado, mais de 3,2 milhões de tentativas de fraude foram feitas com documentos. No caso, os golpistas alteram documentos verdadeiros com sobreposição manual de foto ou pelo uso de inteligência artificial (IA) para montar documentos falsos com os dados da vítima, mas com a foto do fraudador.

A pesquisa mostrou que a identificação das tentativas de fraude aconteceram principalmente em sua fase de abertura de conta bancária. As tentativas acontecem em um cenário em que 3% da população brasileira não tem conta em banco. Geralmente, essas pessoas são as vítimas dos fraudadores, de acordo com o estudo. “O que explica é que, geralmente, são pessoas sem registros financeiros, com uma menor utilização de suas informações pessoais e biometria facial, garantindo menos incidência nas tecnologias de segurança”, afirmou o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Mais de 45% das vítimas têm idade entre 16 e 35 anos, enquanto 44,7% são homens. Veja o percentual de cada área registrada nas tentativas de fraude com documentos:

  • Meios de pagamento: 49,1%
  • Bancos e cartões: 27,3%
  • Telefonia: 11,2%
  • Serviços: 9,9%
  • Financeiras: 1,7%
  • Varejo: 0,8%

Como prevenir golpes

A Serasa Experian orientou que, para evitar cair nesses golpes, as pessoas podem guardar os documentos em locais seguros e evitar expor compartilhar informações pessoais desnecessárias. Além disso, a orientação é usar assinaturas eletrônicas para garantir a autenticidade de documentos. Recursos tecnológicos, como o de validação online, também são importantes para checar a autenticidade de documentos públicos.

O serviço VALIDAR, oferecido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), serve para identificar o titular do certificado online e confirmar se o documento não sofreu mudanças após a assinatura.