O presidente Lula fará a reunião com os chefes de bancadas da Câmara e líderes do governo nesta segunda-feira (26)
Nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir com líderes partidários da base de apoio ao governo na Câmara dos Deputados.
De acordo com a CNN, o Planalto convocou o encontro após o acordo sobre emendas parlamentares ser definido por representantes dos Três Poderes. Os ajustes sobre as regras de transparência irão para negociação nesta semana, segundo o prazo de dez dias estabelecido nesta terça-feira (20).
Representantes do Judiciário, Executivo e Legislativo estabeleceram o consenso após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o pagamento de emendas até que o Congresso definisse a rastreabilidade dos recursos.
Essa reunião de Lula com os líderes da base de aliados também servirá para discutir a pauta prioritária do governo. Isso porque, nesta semana, a Câmara terá um “esforço concentrado” de votações.
Nas segundas-feiras, o presidente costuma fazer reuniões com os líderes do governo no Congresso e ministros. Já nesta segunda-feira (26), o encontro poderá se ampliar para incluir os líderes dos partidos de apoio ao governo na Câmara.
Esse grupo tem diversos partidos possuidores de representantes na equipe ministerial. No entanto, o apoio ao governo é instável – a depender da pauta – entre as bancadas de centro e centro-direita. A base aliada de Lula na Câmara conta com o PT, PC do B, PV, PSB, MDB, PDT, União Brasil, Republicanos, PP, PSD, Avante, Solidariedade, Rede e PSOL.