Poder Arte: SP–Arte Rotas Brasileiras exalta a produção artística nacional em sua 3ª edição

A feira de arte, que acontece de 28 de agosto a 1 de setembro, apresenta cerca de 250 artistas e mais de 60 expositores

Obra de Maria Auxiliadora – Novos Para Nós

A SP–Arte Rotas Brasileiras chega à sua terceira edição consolidada como uma plataforma essencial para a valorização da produção artística nacional. O evento, que acontecerá de 28 de agosto a 1 de setembro na ARCA, em São Paulo, traz uma imersão profunda nas artes visuais brasileiras, destacando a diversidade e a riqueza cultural do país. Nesta edição, a feira conta com a participação de 67 expositores, incluindo galerias, instituições culturais e projetos de 14 estados brasileiros, reunindo mais de 250 artistas, dos quais mais de 40% são mulheres. Esse panorama evidencia o compromisso da SP–Arte em promover a pluralidade e o talento emergente ao lado de nomes consagrados.

Entre as principais novidades desta edição, destaca-se a direção artística de Rodrigo Moura, renomado curador e crítico de arte, que assumiu o desafio de aprofundar o diálogo em torno de questões de identidade e pertencimento. Sob sua curadoria, foram estimuladas apresentações solo, duo ou com recortes temáticos, criando um ambiente propício para a reflexão e o debate.

Obra de Emmanuel Nassar – Almeida & Dale

Uma das grandes inovações do evento é o Mirante, um setor proposto por Moura que reúne obras em grande escala e de difícil acesso ao público. Nomes como Tunga, Rivane Neuenschwander e Adriana Varejão dividem espaço com artistas da nova geração, como Rebeca Carapiá e Jota Mombaça, em uma exposição que promete surpreender os visitantes. Além disso, 14 galerias estreantes fazem sua primeira aparição na feira, como o Instituto Vlavianos, que traz uma seleção de esculturas e desenhos do artista grego Nicolas Vlavianos.

A programação do evento também inclui uma série de talks, que ocorrerão nos dias 30 e 31 de agosto, abordando temas relevantes da arte contemporânea brasileira. Entre os participantes estão artistas, curadores e críticos de arte, que discutirão desde a influência das cosmogonias digitais na produção artística até a atuação de artistas indígenas no mercado de arte.

Obra de Daiara Tukano – Millan

Com uma proposta que vai além da simples exposição de obras, a Rotas Brasileiras se firma como um espaço de intercâmbio cultural e de reflexão sobre as múltiplas identidades que compõem o cenário artístico brasileiro. A feira convida o público a um passeio imersivo pelas diferentes rotas da arte nacional, oferecendo uma experiência única e enriquecedora para todos os visitantes.

Mirian Inêz da Silva- Galeria Estação

Confira a programação e detalhes: SP Arte – Rotas Brasileiras

SERVIÇO
Rotas Brasileiras
28 agosto–01 setembro 2024
ARCA: Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina (São Paulo – SP)

Horários
28 agosto: convidados
29–31 agosto: das 12h às 20h
01 setembro: das 12h às 19h