O prefeito da cidade de Teresina, no Piauí, José Pessoa Leal (PRD), agrediu o candidato do PSOL, Francinaldo Leão, com uma cabeçada. Dr. Pessoa, como o candidato é conhecido, cometeu a agressão durante um debate da Band, nesta quinta-feira (8).
“Fui agredido por fazer a pergunta que todo cidadão teresinense gostaria de ter feito, sobre o abandono da saúde pública”, afirmou Leão. “Fui atacado por defender a nossa periferia, por dar voz a quem muitas vezes é silenciado. Mas não vão me calar”.
De acordo com a Folha de SP, ambos estavam em pé, um de frente para o outro, quando aconteceu a cabeçada. O prefeito de Teresina se aproximou de Leão após uma pergunta sobre a precariedade dos postos de saúde. Em seguida, deu uma cabeçada no rosto do adversário. Dr. Pessoa afirmou que Leão teria cuspido nele.
José Pessoa Leal recebeu um alerta do mediador, mas logo o debate prosseguiu normalmente. Além de Leão e Leal, Telsírio Alencar (Mobiliza), Geraldo Carvalho (PSTU), Fábio Novo (PT), Silvio Mendes (União) e Professor Tonny (Novo) participaram do debate.
A direção do PSOL repudiou a agressão. “Toda nossa solidariedade ao Francinaldo. Derrotaremos a truculência dessa bandidagem”, afirmou o partido em nota divulgada nas redes sociais.
Enquanto isso, o presidente do PSOL em Teresina, Victor Carvalho, citou que deveria ter tido uma interrupção no debate para a retirada do prefeito. Veja o momento da agressão:
Enquanto isso, no debate do Piauí
O PREFEITO DE TERESINA DEU UMA CABEÇADA NO RIVAL
hahuauhauhuhauhauhauha pqp que absurdo pic.twitter.com/hxW0p8sRmh
— Paulo (@pauloap) August 9, 2024