Uma das minhas paixões é a culinária saudável. Amo preparar saladas frescas e coloridas, com ingredientes orgânicos, e sempre que vou a um restaurante fico de olho nessa parte do menu. Nem sempre as saladas são saudáveis e criativas, mas no caso do Olea, encontrei um paraíso.
Com um mix encantador entre a tradição culinária da Itália e os sabores do Mediterrâneo, o Olea nasceu do desejo dos sócios de trazer ao Brasil um conceito inovador – um mozzarella bar combinado com a gastronomia ítalo-mediterrânea, em um ambiente aconchegante e intimista.
Tenho um carinho especial pelo Olea, pois tive o privilégio de contribuir com algumas ideias na época em que ele estava sendo criado, em 2009. Me lembro que estava pedalando por Nova York e notei algumas tendências na forma de apresentar os ingredientes. Comentei com os sócios sobre algumas ideias, incluindo um aquário de folhas verdes frescas, que hoje é a grande vitrine do Olea.
É fascinante ver como esse conceito se materializou: um aquário repleto de folhas verdes e bem selecionadas, além de outros ingredientes, como tomates italianos e mozzarellas de búfala, apresentados em grande estilo. Os bowls em cima do aquário trazem diversas opções e você pode montar sua salada na hora, garantindo frescor e personalização. Além disso, o cardápio inclui massas e receitas incríveis, preparados pelos chefs Onorato Fiorentino e Giovanna Paternò.
Hoje, o restaurante tem cinco unidades em diferentes formatos, em três bairros de São Paulo, mantendo sempre a essência da marca e uma gastronomia italiana impecável. Para se ter ideia, em 2011, o Olea foi reconhecido como legítimo representante da tradição italiana no Brasil, recebendo o selo Ospitalità da União das Câmaras de Comércio Italianas, um prêmio concedido a apenas 30 restaurantes no país.
As unidades do Plaza Iguatemi e Joaquim Antunes também se destacam na área de eventos, incluindo aniversários e casamentos, pois o espaço aberto e arborizado dessas duas unidades permite um formato diferenciado com a possibilidade de elaborar um menu pré-definido.
O nome “Olea” foi escolhido em homenagem à oliveira (olea europea, em latim), e a ideia veio de um dos proprietários, que trouxe da Itália duas mudas da árvore, hoje plantadas em dois dos restaurantes, o que deixa o ambiente ainda mais verde e acolhedor. Se você ama saladas, pizzas e massas saudáveis tanto quanto eu, o Olea é o paraíso perfeito.