Mau hálito: quais as causas e como prevenir? Veja dicas

Para previnir e combater o mau hálito, ou o chamado halitose, os especialistas recomendam uma higiene bucal adequada, com o uso de fio dental regularmente

Mau hálito: quais as causas e como prevenir
A principal causa do mau hálito seria as bactérias acumuladas na língua – Reprodução Freepik (@racool_studio)

O mau hálito, ou o chamado halitose, é um problema incômodo para algumas pessoas. Na maioria dos casos, essa condição tem origem na língua, órgão revestido por papilas com objetivos de reconhecer os sabores. No entanto, entre as papilas há pequenas criptas que acumulam restos de alimentos e outras células. Por conta disso, as bactérias se cultivam e liberam substâncias ricas em enxofre ao fermentarem, o que provocaria o mau hálito.

Para o Portal Drauzio Varella, o cirurgião-dentista Ronaldo P. Lima Barbosa afirmou que 90% a 95% dos casos de halitose seriam causados por conta do ambiente bucal e cerca de 5% a 10% teriam causas sistêmicas. Por conta disso, algumas medidas poderão ser tomadas para evitar o mau cheiro persistente da boca:

Higiene bucal em dia

De acordo com a Folha de Pernambuco, a principal causa do mau hálito seria o acumulo de bactérias na boca. Portanto, o ideal seria manter uma higiene bucal ao escovar os dentes duas vezes ao dia, limpar a língua com um raspador e usar fio dental diariamente. Além do uso do enxaguante antibacteriano.

Hidratar é importante

Além disso, a boca seca também seria uma causadora de halitose. A saliva poderá ajudar a limpar a boca e eliminar as partículas que podem se decompor e causar o odor forte. Por conta disso, ingerir bastante água ajudará a manter a boca hidratada e promoverá a produção de saliva.

Comer verduras de folhas verdes

Consumir verduras de folhas verdes, como o alface, poderá ajudar a combater o mau hálito. Isso porque elas teriam clorofila, rica em desodorizantes naturais. Ela ajudaria a neutralizar os compostos de enxofre e traria um hálito melhor.

Diagnosticar problemas de saúde

Além das bactérias e da boca seca, o mau hálito também se mostrou um indicador de problemas de saúde, como infecções bacterianas na boca ou no intestino. A detecção médica poderá mostrar a presença de bactérias específicas e o direcionamento correto de um tratamento adequado.