Alimentação: o que você come aos 40 anos vai impactar nos seus 70

As pessoas analisadas que possuiam um padrão alimentar mais rico em verduras, frutas e grãos tiveram 84% mais chances de terem um envelhecimento mais saudável

Alimentação: o que você come aos 40 anos vai impactar nos seus 70
Em 2016 , quase metade dos participantes haviam morrido e apenas 9,2% sobreviveram até os 70 anos ou mais sem qualquer tipo de doença crônica – Reprodução Freepik (@mrsiraphol)

Um estudo revelou que a alimentação saudável a partir dos 40 anos ajudará no envelhecimento saudável. Além disso, a pessoa poderia alcançar a boa condição física, mental e cognitiva até os 70 anos ou mais. Esses dados foram coletados ao longo de mais de 30 anos.

Foi a Universidade de Harvard que apresentou este estudo em 2 de julho na Nutrition 2024, reunião anual da Sociedade Americana de Nutrição, em Chicago. De acordo com o G1, a pesquisa se baseou nos dados de mais de 100 mil pessoas ao longo de 30 anos. Ela mostrou que pessoas que seguiram uma dieta saudável a partir dos 40 anos tinham entre 43% e 84% mais chances de envelhecerem mais saudavelmente do que aquelas que não seguiram.

“As pessoas que seguiam padrões alimentares saudáveis na meia-idade, especialmente aqueles ricos em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis, tinham muito mais probabilidade de envelhecer de forma saudável, sugerindo que o que você come na meia-idade pode desempenhar um papel importante na forma como você envelhece”, ressaltou Anne-Julie Tessier, pesquisadora da Harvard School of Public Health.

O estudo

O foco desta pesquisa foi entender a conexão de uma dieta saudável e do envelhecimento saudável. Este que seria uma vida independente, com ausência de doenças e o desfrute de uma boa qualidade de vida. O estudo analisou dados de mais de 106 mil pessoas desde 1986. Na época, os participantes tinham, no mínimo, 39 anos e não tinham doenças crônicas no início da pesquisa. De acordo com a pesquisa, elas forneceram informações sobre suas dietas e as atualizavam a cada quatro anos.

Em 2016 , quase metade dos participantes haviam morrido e apenas 9,2% sobreviveram até os 70 anos ou mais sem qualquer tipo de doença crônica e tinham boa saúde física, cognitiva e mental. Os participantes com um índice maior no padrão alimentar saudável tinham 84% mais chances do que os que possuíam um índice menor.

Além disso, a pesquisa ainda analisou que a alimentação teve uma forte ligação com o envelhecimento saudável mesmo se considerassem outros influenciadores da saúde.