Os antioxidantes sempre estiveram presentes em vários alimentos do cotidiano. Além disso, ele também seria possuidor de componentes que seriam fundamentais para um bom funcionamento do organismo e ajudaria na prevenção de doenças.
A nutricionista Juliana Andrade explicou que os antioxidantes seriam substâncias que ajudariam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. “Os radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar células, proteínas e até o DNA, influenciando no processo de envelhecimento e no surgimento de várias doenças”, explicou.
Esses radicais livres seriam substâncias que o corpo produziu em resposta aos fatores como poluição, tabagismo e processos naturais do corpo, segundo a nutricionista Ingrid Albuquerque. Os antioxidantes seriam como os “defensores” das células do corpo contra moléculas nocivas. Alguns exemplos seriam a vitamina C e E, além dos compostos bioativos,como o licopeno e o resveratrol.
Onde posso encontrar?
Além disso, antioxidantes estarão, geralmente, em frutas e vegetais. “E quanto mais pigmentados, maior é o seu teor nesses alimentos”, compartilhou Ingrid Albuquerque. “Foque no açaí, na mirtilo, na cenoura, no cacau, no morango, nos pimentões vermelho e amarelo, na jabuticaba, no espinafre, no tomate, nas uvas e até mesmo o café, a bebida mais queridinha dos brasileiros”, explicou.
De acordo com Juliana Andrade, os benefícios dos antioxidantes seriam inúmeros.“Eles atuam no combate ao envelhecimento precoce das células, mantendo a pele saudável e reduzindo os sinais de envelhecimento, como rugas e manchas”, afirmou. Eles também ajudariam contra o estresse oxidativo, associado ao câncer, Alzheimer, Parkinson, catarata e infartos, segundo ela.
Para a Metrópoles, as especialistas concordaram que alimentos ricos em antioxidantes precisarão ser consumidos diariamente. “Essa variedade é fundamental, pois diferentes antioxidantes têm diferentes benefícios e funções no organismo. Quanto mais colorido o prato, maior o número de antioxidantes. A recomendação geral é incluir pelo menos cinco porções de frutas e vegetais coloridos ao longo do dia”, ressaltou Albuquerque.