Veja 4 alimentos que possuem álcool como as bebidas

Alimentos possuidores de alto teor de açúcar poderão ser alcoólicos

Alimentos podem te fazer não passar no teste do bafômetro
Pães de forma também teriam teor alcoólico – Reprodução Freepik (@freepik)

Uma análise sobre alimentos foi feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conhecida como Proteste, e revelou um fato curioso. Duas fatias de pão de forma de três marcas poderiam conter teor alcoólico o suficiente para não passar no bafômetro.

De acordo com a pesquisa, Bauducco, a Visconti e Wickbold 5 zeros mostraram resultados que apareceriam no teste.  Segundo a CNN, outras marcas também receberam a avaliação, como Panco, Seven Boys, Wickbold, Plusvita e Pullman. Somente as duas últimas passaram nos testes de identificação de teor alcoólico. A dose de álcool ultrapassaria o nível permitido para crianças.

No entanto, outros alimentos também seriam possuidores de álcool. Veja abaixo:

Bebidas fermentadas

Uma pesquisa australiana revelou que produtos de bebidas fermentadas poderiam conter álcool. Alguns dos produtos testados mostraram um teor alcoólico maior que 1,15%. Enquanto isso, no Brasil, somente produtos com menos de 0,5% de álcool por volume foram considerados não alcoólicos.

O kombucha, por exemplo, seria uma bebida fermentada, juntamente com o kefir. Desta forma, essas bebidas poderiam ter o álcool residual do processo de fermentação.

“Bebidas em que são utilizados muito probióticos para a fermentação podem conter algum tipo de álcool, mas não há risco no seu consumo”, explicou Daniel Magnoni, nutrólogo na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Banana madura e sucos de frutas

Em 2016, um estudo publicado no Journal of Analytical Toxicology revelou que bananas maduras poderiam ter uma concentração de álcool de 0,4%. Os sucos de maçãs, de uva e de laranja também poderiam ter quantidades detectáveis de etanol. O suco de uva com os níveis mais altos, de 0.86g/litro de etanol.

Os sucos ainda teriam seu álcool aumentado com o tempo, de acordo com uma análise compartilhada no Preventive Nutrition and Food Science, em 2018.

Vinagre

O vinagre seria outro alimento com álcool. No entanto, seria em pouca quantidade. Vinagres champanhe, balsâmicos, xerez e de vinho teriam entre 0,1% e 0,4% de teor alcoólico. No caso, vinagre de maçã e de uva poderia conter álcool residual na composição.

Isso aconteceria por conta do processo de fermentação. O vinagre passaria por duas fermentações: primeiro, os carboidratos seriam o alimento das células de levedura. que transformariam os açúcares em álcool e dióxido de carbono.

Após isso, aconteceria a exposição ao oxigênio e haveria a fermentação novamente. Desta vez, seria com a bactéria Acetobacter. O líquido viraria uma mistura de água e ácido acético.

Condimentos e molhos

Os condimentos alimentares também seriam outros alimentos com alta concentração de álcool. Por exemplo, o extrato de baunilha teria etanol em sua composição. No caso, as quantidades usadas em receitas não seriam prejudiciais, mas o excesso poderia gerar intoxicação alcoólica, segundo a Poison Control.

O milho de soja também seria outro. Ele poderia ter de 1,5% a 2% de álcool por volume. Isso por conta da fermentação que aconteceria no processo de produção.