Mercado Livre está investindo em automação em seu centro de distribuição em Cajamar – SP. Contudo, está priorizando as áreas de logística e fintech com a introdução de robôs que trabalham 8 horas seguidas e separam até 100 mil pedidos por dia. Esses robôs, fabricados pela Quicktron, conseguem mover até 600 quilos de mercadorias, reduzindo o tempo de separação de entregas em 20%.
A companhia planeja expandir ainda mais, aumentando a eficiência e a produtividade, enquanto também continua a contratar mais funcionários para lidar com a crescente demanda. Fernando Yunes, presidente da operação, afirma que o negócio já possui 100 robôs, os quais passaram por três meses de testes, e planeja ampliar esse número para 334 até o fim deste ano segundo o portal Terra.
Autonomia dos Robôs
Os robôs possuem uma autonomia de bateria de oito horas e retornam à base para recarregar antes de iniciar um novo turno. Atualmente, os 100 robôs em operação conseguem levantar e mover 2,5 mil prateleiras por dia. Entretanto, eles aceleram o processo manual de movimentação de itens no centro de distribuição do Mercado Livre.
Anteriormente, os funcionários iam até as prateleiras com carrinhos para pegar os produtos identificados por QR Code. Agora, os robôs transportam as prateleiras até os funcionários, que as abastecem com os produtos. Depois, as prateleiras vão para a unidade de embalagem e, em seguida, para os caminhões de entrega.
“O consumidor ganha uma entrega mais rápida, e os funcionários, estimamos, terão uma redução de 70% nos passos dados para percorrer distâncias no centro de distribuição durante um dia de trabalho”, afirma o presidente.
Essa implementação diminui a necessidade de trabalho manual na separação de pedidos, mas a empresa continuará contratando no Brasil. A meta inicial era contratar 6,5 mil novos funcionários, mas foi aumentada para 11 mil, representando um crescimento de 70%. Com isso, o quadro de funcionários deve aumentar de 22 mil para 33 mil até o fim de 2024.