O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai enviar R$ 1 milhão para ajudar nos presídios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes no estado.
O Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) vai liberar o dinheiro de duas maneiras para ajudar o Rio Grande do Sul. O primeiro milhão será entregue imediatamente para despesas urgentes, como uma antecipação do dinheiro que o estado recebe do Funpen. Isso foi explicado pelo secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, do Ministério da Justiça.
Conforme informações do portal CNN, a segunda parte do dinheiro será disponibilizada através de convênios, mas ainda não foi determinado o montante total de recursos.
Além do auxílio financeiro, o Ministério da Justiça planeja fornecer ao estado computadores para monitorar presos, celulares para acompanhar medidas penais alternativas, aparelhos de raio X para os presídios e móveis para substituir os danificados pelas enchentes.
Segundo a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e a Polícia Penal do estado, todos os detentos estão seguros e recebendo comida e água potável. Em algumas áreas, a água está sendo entregue por caminhões-pipa.
Em Charqueadas, com a redução do nível do Rio Jacuí, os presos transferidos para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas já voltaram para a Penitenciária Estadual do Jacuí. Todos os estabelecimentos no Complexo Prisional têm eletricidade. A energia foi restaurada na unidade prisional de Rio Pardo após as chuvas.
O Presídio Estadual de Arroio do Meio permanece isolado devido a pontes caídas e estradas fechadas. Acesso por água ou ar é necessário. A Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro também está isolada, mas funcionando normalmente. Vale ressaltar que devido ao alagamento das prisões, 1.057 detentos foram transferidos da Penitenciária Estadual do Jacuí para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.