O Prêmio da Música Brasileira, uma instituição cultural, revela os indicados para sua 31ª edição, celebrando o legado de Tim Maia no emblemático Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Dirigido por José Maurício Machline e Giovanna Machline, o evento promete uma noite repleta de performances que exploram o vasto repertório do artista, apresentando tanto talentos consolidados quanto novas vozes da música nacional. Transmitida pelo Canal Brasil e YouTube do PMB, a cerimônia conta com patrocínio de grandes empresas e apoio de diversos veículos de mídia.
José Maurício Machline destaca a importância do prêmio como promotor da cultura brasileira, mencionando o aumento significativo de inscrições neste ano, superando 12 mil artistas participantes. Além da premiação tradicional, o PMB expande suas iniciativas com a Casa PMB e o programa PMB Por Acaso, este último dedicado ao samba e apresentando encontros inéditos entre artistas.
A apresentação da cerimônia fica a cargo de Regina Casé, que trará novidades inspiradas em programas de auditório, complementadas por performances musicais e cenografia de Gringo Cardia, com arranjos de Pretinho da Serrinha. Mais de 20 artistas brasileiros interpretarão canções de Tim Maia, com destaque para Simone e Ney Matogrosso, que realizarão um dueto.
A edição de 2024 do PMB celebra a diversidade da música brasileira com 88 indicados em 32 categorias, representando 18 estados do país. Entre os estreantes, destacam-se João Gomes, Ana Castela e Jota.Pê, enquanto ícones como Alcione e Alceu Valença marcam presença, demonstrando a contemporaneidade de suas obras. Destaque também para Marcelo D2 e Jards Macalé, cada um com três indicações.
Uma novidade é o Prêmio do Músico Brasileiro, fruto de parceria com a União Brasileira de Compositores, que premiará um grande músico ou produtor nacional. O PMB, mais do que um evento, é um farol de celebração da diversidade e representatividade da música brasileira, valorizando tanto o cânone quanto a vanguarda, e promovendo novos talentos e perspectivas.
Veja quem são os indicados: