Por Mario Kaneski
Um relatório recentemente publicado pelo Observatório Europeu de Tributação afirma que um imposto global de 2% sobre a fortuna dos bilionários poderia gerar 40 bilhões de euros em receita para os Estados europeus. Atualmente, muitos bilionários conseguem evitar o pagamento de impostos por meio de empresas de fachada, resultando em apenas 6 bilhões de dólares em impostos pagos anualmente na Europa. No entanto, a implementação de um imposto de 2% sobre sua fortuna poderia potencialmente aumentar essas receitas fiscais para 42,3 bilhões de dólares na Europa e mais de 200 bilhões de euros em escala global.
De acordo com o ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, essas receitas são “essenciais para nossas sociedades” a fim de financiar investimentos cruciais em áreas como educação, saúde, infraestrutura e tecnologia. Na França, o governo descartou a possibilidade de introduzir um novo imposto nacional sobre a fortuna dos mais ricos, preferindo que esse tipo de tributação seja decidido em nível europeu ou internacional.
Un impôt mondial sur les milliardaires rapporterait 40 milliards d’euros à l’Europe, selon un rapporthttps://t.co/jk6HyT0g91
— franceinfo (@franceinfo) October 23, 2023