Comitiva, liderada por Janja, visita áreas afetadas por inundações no Rio Grande do Sul

Os encontros da comitiva ocorrem na Universidade do Vale do Taquari, em Lajeado, para discutir políticas de crédito

Crédito: Reprodução/Cláudio Kbene

A equipe do governo federal chegou ao Rio Grande do Sul na manhã de quinta-feira (28) para uma série de encontros em Lajeado, no Vale do Taquari, a área mais impactada pelo ciclone na primeira semana de setembro. Houve devastação em muitos municípios, resultando em 50 vítimas fatais.

Nas redes sociais, a primeira-dama compartilhou um vídeo em que sobrevoou as áreas alagadas de Porto Alegre, que enfrentou chuvas intensas na quarta-feira. O nível do Rio Guaíba transbordou, inundando partes da cidade.

“Começando o dia no Rio Grande do Sul! Voamos sobre Porto Alegre, que foi afetada pelas fortes chuvas recentes, e observamos os danos causados pela maior inundação do Rio Guaíba desde 1941”, declarou Janja.

A seguir, a primeira-dama e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, visitaram Estrela. Na cidade, eles interagiram com as famílias abrigadas no Ginásio Ito João Snel e forneceram cestas básicas.

O presidente Lula não pôde participar da visita devido a uma cirurgia no quadril agendada para sexta-feira (29). Na quarta-feira (27), ele se reuniu com o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), que apresentou as necessidades do estado em relação à recuperação das áreas afetadas.

Em Lajeado, estão programadas reuniões sobre medidas de crédito, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Fomento Rural. Também serão discutidas ações relacionadas a educação, saúde, assistência social e o Minha Casa Minha Vida.

No final, está prevista uma reunião para avaliação e encaminhamentos, bem como ações da Defesa Civil em nível nacional, estadual e municipal.

O desastre natural afetou mais de 100 cidades e causou 50 óbitos. Nos últimos dias, chuvas intensas e a formação de outro ciclone extratropical causaram inundações e desalojaram residentes na Região Metropolitana e no interior do estado.

Anterior Próximo