Veja aqui a seleção que a revista PODER online preparou para você. Tem documentário, biografia, poesia…
– Anhangabaú –Recebeu o Kikito de melhor documentário da última edição do Festival de Gramado, em agosto. Dirigido por Lufe Bollini, o filme joga luz sobre a gentrificação provocada pela especulação imobiliária, abordando os problemas de habitação da cidade grande, a ameaça à cultura indígena e aos biomas brasileiros, e o papel social da classe artística em tudo isso.
– Procurado – A fuga de Carlos Ghosn (Apple TV+) – Com estreia prevista para sexta-feira (25), esse documentário conta a trajetória de Gohsn, que já presidiu o Grupo Renault, a Nissan e a Mitsubishi e teve grande prestígio no cenário corporativo global. Envolvido em escândalos de improbidade administrativa e lavagem de dinheiro, Ghosn fugiu de maneira pouco ortodoxa para o Líbano, em 2019.
– Contaminação: a verdade sobre o que comemos (Netflix) – O mote desse documentário é revelar a verdade nua e crua sobre o que está por trás dos surtos de doenças de origem alimentar que assolam os Estados Unidos.
Escrita em movimento: sete princípios do fazer literário (editora Companhia das Letras) – Conhecida por suas disputadas oficinas literárias, Noemi lista alguns pilares do processo de escrever, não no sentido de ditar regras, mas de provocar reflexão. A obra também traz entrevistas que ela fez com autores de destaque como Beatriz Bracher e Milton Hatoum, entre outros. Lançamento em setembro.
Alberto Giacometti, Catherine Grenier (editora Estação Liberdade) – Um mergulho na vida e obra artista suíço que, além de ser um marco do século 20, também era dono de uma personalidade peculiar. O livro também traz reproduções de algumas obras de Giacometti, além de fotografias de vários momentos de sua trajetória. A obra, que está em pré-venda, chega no Brasil no início de outubro.
Não pise no meu vazio: ou o livro do vazio, Ana Suy (editora Planeta) – A autora, que é psicanalista, escreveu as poesias reunidas nesse livro ao longo de dez anos – e, a princípio, não estava em seus planos publicá-las. Ainda bem que Ana mudou de ideia e, para usar suas próprias palavras, Não pise no meu vazio é sobre excessos, sobre faltas, sobre o vaivém da vida, sobre o amor, o ódio e a dor. Para começar a ler já!