Uma vez em Portugal, o ex-presidente Michel Temer fez o que todo turista e bom católico faria: visitou o Santuário de Fátima, nos arredores de Lisboa. Em vídeo publicado em seu Insta na quinta-feira (29), Temer comentou que “nada se compara à sensação de estar nesse lugar sagrado”.
Temer viajou para a capital portuguesa a fim de participar do 11º Fórum Jurídico de Lisboa. Um dos palestrantes deste ano, o ex-presidente falou sobre democracia e liberdades fundamentais na quarta-feira (28), último dia do encontro, que começou dia 26 de junho.
Com o tema “Governança e Constitucionalismo Digital”, o evento reuniu mais de 200 participantes, entre autoridades dos Três Poderes, juristas, advogados e empresários brasileiros – alguns estreando como palestrantes.
Caso de Geraldo Alckmin, que fez sua primeira viagem internacional desde que assumiu a vice-presidência e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O Ministro da Justiça, Flávio Dino; e o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também pisaram no palco do Fórum pela primeira vez. Assim como André Esteves, presidente do Conselho de Administração e Senior Partner do BTG; e Rubens Ometto, diretor e sócio controlador do Grupo Cosan.
Grandes questões
Maior encontro político-jurídico que acontece fora do Brasil, o Fórum foi criado para debater temas fundamentais do Direito no Estado. A iniciativa é uma parceria entre Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do Ministro do STF, Gilmar Mendes; Universidade de Lisboa e Fundação Getulio Vargas.