O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que recentemente anunciou sua renúncia da chefia do governo do Reino Unido após uma cascata de demissões em seu gabinete, fez nesta quarta (20) o que deve ser sua última ida ao parlamento para uma cerimônia comum de todas as quartas-feiras, as chamadas “Prime minister’s questions”.
Boris foi aplaudido pelos companheiros do partido Conservador, muitos dos quais exigiram sua renúncia, após dizer que cumpriu a missão que lhe foi dada ao se tornar líder do partido na esteira do Brexit (a saída do Reino Unido do mercado comum europeu).
Mas não foi a assinatura de seu discurso com o “hasta la vista, baby”, a famosa frase do personagem de O Exterminador do Futuro, que chamou a atenção de boa parte da mídia inglesa.
Esta preferiu se concentrar na reação da antecessora de Boris e companheira do partido Conservador, Theresa May. Theresa se recusou terminantemente a aplaudi-lo.
Nesta quarta (20), mais um candidato caiu no “paredão” do partido Conservador em busca do nome que irá assumir a cadeira de primeiro-ministro do Reino Unido. Agora restam o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak, e Liz Truss, ex-ministra de Relações Exteriores.