Reportagem da CNN gringa mostrou que alguns consumidores estadunidenses da montadora de carros elétricos Tesla, fundada por Elon Musk, estão cancelando suas opções de compra e até renunciando ao depósito feito no ato de opção.
O problema não é com os carros, muito menos com a ideia de diminuir a pegada individual de emissão de carbono, um atrativo considerável da motorização elétrica, mas com as ideias e atos de Elon Musk. A reportagem mostra que consumidores já associam os carros da Tesla ao “MAGA hat” – o boné utilizado por Donald Trump em sua campanha presidencial, que tinha inscrito o famoso slogan trumpista “Make America Great Again”.
Scott Wilson, da Califórnia, diz considerar cancelar seu pedido de um Model Y por receio de parecer um “rico babaca conservador” ou um “guerreiro” à Trump da “liberdade de opinião”.
O apoio de Musk ao partido Republicano também tem feito consumidores abandonarem a ideia de comprar produtos ou deter ativos das companhias do bilionário.
Um professor de marketing da Universidade de Pittsburgh ouvido pela reportagm, Vanitha Swaminathan, acredita, em polo contrário, que a reputação da montadora criou uma espécie de seguro contra os danos provocados pelas opiniões de seu próprio CEO. “Se você é uma figura pública, é melhor ter posicionamentos fortes”, amacia.