Com o isolamento imposto pela pandemia, somado ao desejo de aproveitar a vida ao máximo, o setor náutico está entre os que mais faturaram em tempos de coronavírus. Segundo dados da Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos), houve um crescimento de 30% em 2020. “Com as opções de lazer restritas e a possibilidade de se trabalhar em qualquer lugar, as famílias viram no mundo náutico uma possibilidade segura e divertida para se isolarem. A ideia de ter um barco passou a ser algo mais próximo das pessoas”, analisa Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica. “O segmento vem em uma crescente desde o início da pandemia e esperamos movimentar cerca de R$220 milhões em geração de negócios nesta edição do Rio Boat Show”, completa.
A propósito, o evento, que está em sua 23ª edição, promete movimentar o universo marítimo entre os dias 2 e 10 de abril, na Marina da Glória, marcando a retomada dos eventos e do turismo ao Rio de Janeiro. Reunirá mais de 80 expositores, entre estaleiros, empresas especializadas em motores e equipamentos. O visitante poderá conferir bem de perto os detalhes de luxuosas e diferentes embarcações, tendo como pano de fundo a Baía de Guanabara.
Um dos grandes destaques é o M/Y Ocean Warrior, um dos dez navios da Sea Shepherd – organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada do mundo. É a primeira vez que um barco da Sea Shepherd chega à costa brasileira e os visitantes terão dois horários exclusivos por dia para a visitação no barco. O público terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de conservação oceânica que a organização realiza no mundo todo.