Contrariando as expectativas, ministros e autoridades compareceram ao café da manhã oferecido pelo presidente Jair Bolsonaro no palácio da Alvorada, nesta terça (07), em Brasília.
Estavam lá o ministro da Economia, Paulo Guedes; do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; das Comunicações, Fábio Faria; da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves; da Agricultura, Tereza Cristina; da secretaria de governo, Flávia Arruda; e João Roma, da Cidadania.
Demais autoridades como o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), os deputados Bia Kicis (PSL-DF) e Major Vitor Hugo (PSL-GO), o senador Fernando Collor (Pros-AL) e os filhos do PR, senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) também marcaram presença.
O evento foi marcado para às 9h, com cerimônia de hasteamento da bandeira seguido de um lanche. A ala militar também compareceu representada não apenas pelos ministros do GSI, general Augusto Heleno e da secretaria-geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, mas também pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio, e pelo comandante da Marinha, almirante Almir Garnier.
Do Alvorada, o presidente seguiu para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no Rolls Royce presidencial dirigido pelo ex-campeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, que mora na capital. O veículo estava em exposição no palácio do Planalto e foi retirado de lá especialmente para a solenidade.
Na Esplanada, milhares de pessoas aguardam a chegada do presidente desde a segunda (6), quando caminhões e ônibus conseguiram autorização para ultrapassar a barreira policial que se formava desde o último fim de semana.