Senna Tower: O case brasileiro que eleva a construção civil à era da inovação e legado

Senna Tower – Foto ilustrativa – Divulgação

Com mais de 500 metros de altura, a Senna Tower não apenas rompe recordes, mas também paradigmas. O novo empreendimento da FG Empreendimentos, em parceria com a Marca Senna, representa uma inflexão no setor da construção civil, ao unir inovação, sustentabilidade e branding com propósito.

Prevista para ser o prédio residencial mais alto do mundo, a torre é fruto de mais de cinco anos de análises e pesquisas que envolveram soluções técnicas globais e um investimento estimado em R$ 3 bilhões. Com a ambição de entregar uma experiência residencial fora do comum, o projeto se destaca também pela responsabilidade ambiental: será o primeiro supertall da América Latina a implementar o Tuned Mass Damper (TMD), sistema que mitiga o impacto dos ventos e confere estabilidade estrutural.

Além disso, o prédio caminha para conquistar o selo LEED Platinum — nível máximo de certificação em construção sustentável — feito inédito para residenciais superaltos. “É um projeto que exigiu excelência em cada detalhe. Do conceito criativo à engenharia, tudo foi pensado para estabelecer um novo padrão global”, afirma Jean Graciola, presidente da FG.

O projeto marca também a entrada da Marca Senna no setor imobiliário, em um movimento de co-branding inédito. “A Senna Tower não é apenas um edifício. É um símbolo de superação que se tornará vivo, que inspira diariamente. Essa é a essência do nosso trabalho com legado e impacto”, diz Bianca Senna, CEO da Senna Brands. Parte da renda gerada será revertida ao Instituto Ayrton Senna, que há três décadas atua na transformação da educação pública no Brasil.

FG Empreendimentos: luxo, legado e estratégia

A FG é hoje uma das maiores incorporadoras do país e responde por oito dos dez maiores edifícios do Brasil. Com mais de 60 empresas no portfólio do grupo, o conglomerado atua de forma verticalizada — da engenharia à comunicação —, transformando Balneário Camboriú em um laboratório urbano de alto valor agregado e referência mundial em verticalização inteligente.

A entrada da Marca Senna no mercado imobiliário sinaliza uma nova era para projetos que aliam arquitetura, branding e propósito. A Senna Tower mostra que é possível transformar monumentos em ativos simbólicos que geram valor real — não apenas no mercado, mas na vida das pessoas.