Americanos batem recorde de importação de carne do Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os Estados Unidos bateram um recorde histórico de importações de carne bovina brasileira em março. Apenas nesse mês, o país comprou 36,94 mil toneladas, um salto de 61% em relação a fevereiro. Esse aumento representa 14 mil toneladas a mais em apenas 30 dias.

O movimento ocorreu nas semanas que antecederam a entrada em vigor de novas tarifas anunciadas pelo ex-presidente Donald Trump. O dado foi compilado pela consultoria Agrifatto, que acompanha o desempenho do setor agropecuário.

Mudança repentina no mercado

Até então, a China liderava com folga as compras de carne brasileira. Porém, com a crescente tensão comercial entre os EUA e o país asiático, os americanos decidiram antecipar suas importações. Eles aumentaram rapidamente seus estoques diante do risco de um encarecimento súbito da proteína.

Segundo o relatório da Agrifatto, os EUA estão reagindo ao cenário de incerteza internacional. “O redirecionamento da demanda reflete o avanço dos conflitos comerciais, o que leva grandes compradores a agirem de forma preventiva”, aponta o texto.

Acúmulo impressiona o setor

No acumulado de 2025, os EUA já compraram 76,42 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil. Isso representa uma alta de 63,13% em comparação com o mesmo período de 2024.

Enquanto os embarques para a China subiram modestamente 3,67% no mês, totalizando 95,96 mil toneladas, os números dos Estados Unidos se destacaram de forma extraordinária. Em dois meses, os americanos transformaram-se nos grandes destaques do comércio internacional da carne brasileira.

Expectativa para os próximos meses

A tendência é que as exportações brasileiras se mantenham em alta. A previsão da Agrifatto indica que abril também deve registrar números expressivos, impulsionado por essa demanda antecipada. Esse cenário pode impulsionar o Brasil a longo prazo.