Q&A com André Lucian, novo Diretor Criativo da Triton

Ícone dos anos 70 e 80, a marca do Grupo AMC Têxtil anuncia a chegada do novo estilista

Nascido em Blumenau, Santa Catarina, André Lucian volta às origens ao assumir a direção criativa da marca Triton. Com passagem pela Redley, Animale e Shop2gether, o ex-fundador da ESC chega ao Grupo AMC Têxtil no ano da comemoração dos 50 anos da marca.

Em entrevista exclusiva à Poder, Lucian fala sobre carreira, moda e planos para o futuro.

Como a sua trajetória te prepara para esse novo desafio à frente do estilo da Triton?

Eu tenho uma memória afetiva muito forte em relação a Triton… É uma marca muito icônica e fez parte de toda a minha adolescência! Eu sempre admirei e estou me preparando para resgatar essa história que a marca construiu ao longo de todos esses anos. Quero deixar isso cada vez mais potente para que a Triton seja cada vez mais relevante no mundo da moda. E entrar nesse desafio na comemoração dos seus 50 anos é muito especial.

Quais são as suas principais referências criativas? De que forma você planeja incorporá-las na sua direção criativa da Triton?

Eu olho e sou muito conectado na arte de forma geral. Mas meu objetivo como Diretor Criativo da Triton, que é uma marca muito jovem, que sempre trouxe uma pegada hiper descontraída e que teve lugares de construção de produtos muito encantadores, é trazer peças que gerem desejos e despertem sorrisos.

A minha referência é sempre no que está acontecendo, preciso estar muito conectado a tudo o tempo todo… Para estar à frente de uma marca dessa grandiosidade,  eu estou presente em todas as plataformas, conectado com todos os movimentos, com todas as tendências. Posso dizer que as minhas referências e inspirações vem muito da minha construção como estilista, como designer, como identidade, mas também existe um lugar separado pra eu estar sempre me atualizando, isso é fundamental!

Sob sua direção criativa, como você imagina o estilo da Triton? Quais pilares você pretende estabelecer para a marca?

Eu acho que o estilo da Triton tem que respirar o novo, uma moda atual… Temos que trazer uma identidade forte, leve, descontraído, gostoso e que gere desejo. É uma marca que vai levar também um pouco de leveza diante de tudo que está rolando no mundo. A vida já é tão complicada, as coisas são complexas, então, eu quero que a Triton seja um lugar bom, um lugar de sorriso, um lugar em que a roupa seja um meio de aproveitar a vida! De curtir a vida, de aproveitar o melhor que a vida pode oferecer!

Qual você considera ser o maior desafio ao assumir uma marca de moda tão consolidada, como a Triton, mantendo seu legado e, ao mesmo tempo, trazendo inovação?

O maior desafio quando você entra para uma marca com o peso da Triton, que tem 50 anos de história, é justamente você manter o DNA e fortalecer isso de uma forma totalmente atualizada. É manter todo um legado de uma construção de uma marca icônica, mas trazer também o novo, um refresh para isso. Eu acho que é isso, queremos estar num lugar atualizado, que esteja comunicando com o que está acontecendo, com o que as pessoas estão se conectando.

O que podemos esperar de mudanças no estilo e nas próximas coleções da marca? Você está pensando em outras iniciativas criativas para fortalecer ainda mais a presença da Triton no mercado de moda?

Novidades! Estamos pensando em fazer collabs com outras marcas e pessoas do mercado que também estão super atualizados e relevantes. Vamos entrar muito nesse universo, potencializar linhas que, de certa forma, eram muito relevantes dentro da marca e trazer isso com mais força, através das colaborações. A Triton vai ter uma presença muito forte no mercado com o DNA que é só dela, mas de uma forma totalmente nova e sem perder jamais a sua identidade que a identidade.

O legal é que existe uma Triton na nossa memória. É resgatar esse lugar de uma forma que desperte sorrisos nas pessoas com uma roupa que vai transitar para os melhores momentos da vida.

A Triton sempre teve um lugar muito fun, um pouco sarcástico, como se a gente encarasse a vida de uma maneira mais leve, sem se levar as coisas tão a sério. É isso que eu quero trazer para o estilo: peças com atitude, cool, coleções antenadas com o que está acontecendo no mundo, que se relacionem com coisas importantes e relevantes para a nossa sociedade também, enfim, tem bastante novidade pela frente.

Outro ponto bacana é a conexão da Triton com a música, que sempre embalava todas as coleções de forma muito significativa e relevante. Antes era muito rock and roll, hoje vamos entender qual música a Triton vai dançar. Mas vai ser divertido, um lugar de muita alegria, felicidade, de viver a vida da melhor forma possível!