O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou uma meta ousada para a melhoria das rodovias brasileiras. Ele anunciou que o governo pretende elevar para 70% o percentual de rodovias classificadas como “boas” ou “ótimas” até o final de 2025. Atualmente, esse índice é de 57%, resultado de um aumento significativo em relação aos 42% registrados no governo anterior.
“Nós ampliamos os investimentos e conseguimos derrubar o percentual de rodovias em condições ruins ou péssimas de 32% para 16%. Nosso objetivo agora é reduzir esse número para apenas 5% até o final de 2025”, afirmou o ministro durante o programa “Bom Dia, Ministro”, da TV Brasil.
Investimentos já mostram impacto positivo
Os investimentos na infraestrutura rodoviária começaram a trazer resultados expressivos. De acordo com a pesquisa CNT Rodovias, atualmente 33% das estradas brasileiras estão classificadas como “boas” ou “ótimas”. No entanto, 26,6% ainda se encontram em condições “ruins” ou “péssimas”.
O contraste entre as rodovias públicas e aquelas concedidas à iniciativa privada é evidente. Entre as rodovias concedidas, 63,1% foram classificadas como “boas” ou “ótimas”, enquanto, nas estradas sob gestão pública, esse número cai para 22,7%.
Desafios para atingir as metas
Renan Filho destacou que, para alcançar as metas de 2025, será necessário manter o ritmo dos investimentos e ampliar a parceria com a iniciativa privada. Atualmente, nove das dez melhores rodovias do país estão sob concessão e localizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Por outro lado, todas as dez piores rodovias continuam sob gestão pública. Esses trechos apresentam 25,9% das estradas em condições ruins e 7,7% classificadas como péssimas.