Mais de 1.600 brasileiros foram deportados dos EUA em 2024

FBI afirma que Irã prejudicou campanha presidencial de Donald Trump
Reprodução Instagram (@realdonaldtrump)

O número de brasileiros deportados pelos Estados Unidos ao longo de 2024 aumentou significativamente, alcançando 1.648 pessoas, de acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal nesta terça-feira (21). Esses brasileiros tentaram entrar no país pela fronteira com o México e foram detidos pelas autoridades norte-americanas.

Esse total representa um aumento de 33% em relação ao ano anterior, quando 1.240 brasileiros foram deportados. Os deportados foram enviados de volta ao Brasil em 16 voos fretados pelo governo dos Estados Unidos. Esses dados não incluem brasileiros que chegaram aos EUA em voos comerciais e não foram admitidos, já que o governo norte-americano não divulga essas informações.

O crescimento nas deportações coincide com o início do novo mandato do presidente Donald Trump, que implementou uma série de medidas restritivas para controlar a imigração. Entre as ações anunciadas estão o restabelecimento da política “Permaneça no México”, a retomada da construção do muro na fronteira, e a punição com pena de morte para imigrantes ilegais que cometerem assassinatos.

Além disso, Trump declarou emergência na fronteira, permitindo o envio de militares à região. Ele também revogou cerca de 80 decretos de seu antecessor, Joe Biden, relacionados à imigração, incluindo o direito automático à cidadania para nascidos nos EUA e a suspensão temporária da concessão de refúgios.