O Brasil viu um aumento significativo de 141,1% na importação de carros em 2024, com destaque para os veículos eletrificados. Esses números foram revelados nesta terça-feira (21) pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).
No ano anterior, o Brasil importou 104.729 veículos, dos quais 94.930 eram carros elétricos ou híbridos, representando 90,6% das importações. A tendência reflete o crescente interesse por tecnologias mais sustentáveis.
Dos 178.430 veículos eletrificados emplacados no Brasil em 2024, 53,2% vieram de outros países. Esse número destaca o papel crucial dos importados no mercado nacional de veículos sustentáveis.
O domínio da BYD no mercado
A marca BYD dominou o segmento de importados, vendendo quase 2,8 vezes mais do que as outras 10 maiores montadoras somadas. Esse desempenho reforça a liderança da marca no setor.
Embora os carros elétricos e híbridos tenham predominado em 2024, a Abeifa assegura que o mercado de veículos a combustão permanece relevante. Muitos compradores ainda consideram modelos movidos a gasolina ou etanol antes de pensar em eletrificação.
A entidade prevê que os veículos eletrificados começarão a ganhar maior fatia de mercado quando a frota nacional atingir 1 milhão de unidades vendidas, o que deve ocorrer entre o último trimestre de 2026 e o início de 2027.
Impacto econômico e futuras projeções
Apesar do dólar ter ultrapassado a marca de R$ 6 no final de novembro, as associadas à Abeifa conseguiram comercializar 103.091 unidades importadas, com seis das dez marcas filiadas registrando crescimento positivo.
Mesmo com esse crescimento expressivo, os veículos importados ainda representam apenas 4,2% de todas as vendas de automóveis no Brasil. Esse cenário abre espaço para expansão contínua no setor.
Expectativas para 2025
Marcelo Godoy, presidente da Abeifa, acredita que o mercado de veículos importados deve crescer 5% em 2025, alcançando cerca de 130 mil unidades. Esse crescimento ocorrerá mesmo com a produção local de veículos eletrificados por fabricantes chineses.
A BYD começará a fabricar os modelos Dolphin Mini e Song Pro em Camaçari (BA) a partir de agosto, com capacidade para produzir até 300 mil veículos. Esse movimento servirá tanto para exportação quanto para abastecer o mercado interno.
Além disso, a GWM iniciará a produção do SUV Haval H6 em Iracemápolis (SP) no primeiro semestre de 2025. A fábrica também promete ampliar a produção para 50 mil veículos por ano nos próximos três anos, incorporando novos modelos e modernizações.
Outras marcas como GAC Motors, Omoda e Jaecoo também planejam estabelecer fábricas no Brasil em 2025.