Ocupação hoteleira do Rio atinge 96% para o Réveillon e pode chegar a 100%

Ocupação hoteleira do Rio atinge 96% para o Réveillon e pode chegar a 100%
Imagem: Reprodução / X @sortimentotop

A ocupação hoteleira do Rio de Janeiro para o Réveillon deste ano está alcançando números impressionantes. De acordo com o levantamento mais recente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRio), mais de 96% dos quartos já estão ocupados para a noite de 31 de dezembro. Essa taxa deve continuar a subir até o último dia do ano, com algumas regiões como Copacabana e a Zona Sul já com ocupação total.

Alta demanda em Copacabana e Zona Sul

A procura pela cidade maravilhosa é especialmente alta em bairros como Copacabana, onde a tradicional festa da virada atrai turistas de todo o mundo. Nos dias que antecedem o Réveillon, a ocupação na região já está próxima de 88%. O presidente da HotéisRio, Alfredo Lopes, revelou que o número de reservas continua em alta e que a taxa de ocupação deve atingir os 100% até a véspera de Ano Novo.

Nos bairros de Ipanema, Leblon e São Conrado, a taxa de ocupação também é expressiva, com aproximadamente 84% dos quartos já reservados. A região da Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes têm uma ocupação de 87%, refletindo o crescente interesse pelo Rio durante as festividades de fim de ano.

O aumento das reservas no Rio de Janeiro mostra a força do turismo na economia da cidade. Para Lopes, o turismo tem um impacto direto na geração de empregos, impulsionando o consumo e aumentando a arrecadação municipal. “Eventos como o Rock in Rio e os shows de grandes artistas, como o da cantora Madonna, são fundamentais para atrair mais visitantes ao longo do ano”, afirmou.

A procura por hospedagem no interior do estado do Rio também cresceu consideravelmente, com 91,30% dos quartos ocupados. Algumas cidades, como Arraial do Cabo e Miguel Pereira, já não têm vagas disponíveis para os turistas. Essas localidades, especialmente Arraial do Cabo, são tradicionais destinos turísticos, enquanto Miguel Pereira ganhou destaque nos últimos anos, atraindo cada vez mais turistas.

Cidades como Cabo Frio, Armação dos Búzios, Angra dos Reis e Paraty também registram altas taxas de ocupação, acima de 90%, consolidando o estado do Rio como um destino turístico de destaque.