Para celebrar a força criativa e produtiva que emana do Brasil, maior produtor de móveis da América Latina e sexto maior do mundo, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), com correalização da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), promove o Prêmio Design da Movelaria Nacional. O objetivo é destacar a excelência dos designers e indústrias moveleiras de norte a sul do país, projetando-os no cenário global e apresentando ao mercado novas soluções para o futuro do viver.
No prêmio, serão avaliadas criações em sete categorias: “Mobiliário de Fabricação Seriada”, “Mobiliário de Fabricação Artesanal”, “Design de Bioeconomia”, “Mobiliário de Design Emergencial”, “Inovação em Design de Mobiliário”, “Mobiliário Planejado” e “Potencial Criativo em Design de Móveis”. As inscrições estão abertas até 11 de fevereiro de 2025 pelo site: mkt.abimovel.com/premiodesign.
Ao colocar a brasilidade no centro, o Prêmio Design da Movelaria Nacional reconhece o talento, a originalidade, a gestão sustentável e o potencial inovador dos profissionais e marcas nacionais. As criações vencedoras serão expostas em alguns dos maiores eventos mundiais do setor, como o Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni), na Itália.
Revista Poder conversou com Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL.
Como surgiu a ideia de criar um prêmio em design?
A ideia de criar o Prêmio Design da Movelaria Nacional nasceu do reconhecimento da necessidade de não apenas valorizar, mas também ampliar a visibilidade e o posicionamento da indústria e do design brasileiro. Destacamos a biodiversidade e a pluralidade cultural que tornam nosso país único. Essa riqueza inspira identidade, técnicas, criatividade e originalidade, contribuindo para uma indústria forte e com responsabilidade socioambiental.
Queremos mostrar que o Brasil, como maior produtor de móveis da América Latina e sexto maior do mundo, não apenas segue tendências, mas também tem a capacidade de moldá-las no cenário global. Estamos na vanguarda de demandas como bioeconomia e design emergencial, alinhando-nos aos princípios ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Como entidade representativa do setor moveleiro nacional, a ABIMÓVEL tem a missão de levar tudo isso ao mundo, incentivando a inovação e fortalecendo toda a cadeia produtiva de madeira e móveis no país. Com quase 50 anos de atuação, a entidade conecta a indústria moveleira a instituições como a ApexBrasil e o Sebrae, ampliando nossas ações nos maiores eventos do calendário mundial.
Mais do que um reconhecimento, o prêmio é uma plataforma que incentiva a cooperação entre diferentes agentes da cadeia produtiva. Ele evidencia soluções inovadoras que aliam qualidade, eficiência e sustentabilidade, mostrando como a produção e o design “made in Brazil” podem levar mais qualidade de vida, acessibilidade, conforto, acolhimento e beleza às pessoas em todo o mundo.
Quais as maiores dificuldades enfrentadas até aqui?
Um dos maiores desafios tem sido ampliar a percepção do design como um investimento estratégico, e não apenas um custo adicional. Ainda enfrentamos barreiras culturais e econômicas que limitam a compreensão do papel fundamental do design no aumento da competitividade e na agregação de valor aos produtos.
A integração efetiva entre criativos e a indústria moveleira também exige alinhamento de visões e expectativas. Para isso, elaboramos um regulamento inclusivo, que valoriza pequenos marceneiros, grandes indústrias, estudantes, talentos emergentes e profissionais consolidados no mercado, de Norte a Sul. Além disso, estruturamos um processo de curadoria e júri liderado por especialistas renomados, garantindo a qualidade e a seriedade do prêmio.
O alinhamento aos ODS da ONU exigiu planejamento para assegurar que o prêmio não fosse apenas uma vitrine de produtos esteticamente atraentes, mas uma plataforma para promover soluções inovadoras com preocupação ambiental.
E as expectativas acerca dos resultados?
As expectativas são muito positivas. Esperamos que o prêmio valorize a brasilidade, aumente a inovação e impulsione a adoção de práticas sustentáveis na indústria. Além disso, ele deve fortalecer a imagem do produto brasileiro no mercado internacional, destacando a capacidade criativa e técnica dos nossos designers e a qualidade da indústria nacional.
Estamos confiantes de que a iniciativa inspirará uma nova geração de produtos, transformando o panorama industrial e atraindo mais investimentos e parcerias para o mercado interno, fortalecendo a marca Brasil.