Q&A com Caires Aoas

Revista Poder conversou com Caire Aoas, que falou sobre os 25 anos de história do Camarote Bar Brahma, o impacto do evento no Carnaval de São Paulo e seus desafios como líder e empresário.

 O que representa para você comemorar 25 anos de história do Camarote Bar Brahma, um ícone no Carnaval brasileiro?

Para mim, é uma marca muito importante, porque essa celebração demonstra o quanto o Carnaval de São Paulo vem se consolidando como um dos maiores destinos turísticos do país. Talvez já seja o maior Carnaval do Brasil. Muitos dados indicam isso, e sinto muito orgulho de ter podido participar desse crescimento do Camarote Bar Brahma como um espaço VIP que sempre se abriu para receber a sociedade paulista, as celebridades, os veículos de comunicação e as marcas que sempre quiseram estar no Carnaval de São Paulo. O Camarote Bar Brahma se tornou esse lugar e isso ajudou a impulsionar ainda mais o Carnaval de São Paulo como um todo.

Então, é muito importante essa data de 25 anos do CBB. Também demonstra o crescimento do próprio Bar Brahma, o camarote que começou como um espaço despretensioso para 500 convidados e, hoje, se tornou, talvez, um dos maiores camarotes de Carnaval do Brasil, para quase 8 mil pessoas por dia.

Como surgiu a ideia de criar o Camarote Bar Brahma e o que inspirou sua entrada no mundo do entretenimento?

A criação do Camarote Bar Brahma aconteceu de forma não planejada. É um negócio familiar, onde, na verdade, o Álvaro, meu pai, reabriu o Bar Brahma – que sempre foi muito importante para a cidade de São Paulo, localizado entre as avenidas São João e Ipiranga, no Centro – no final dos anos 1990. Quando ele reabriu, recebeu um convite para criar um camarote, um conceito VIP no Carnaval de São Paulo que, naquela época, era um Carnaval ainda cercado de preconceitos e que as pessoas não frequentavam como hoje. Era a última opção de destino.

Porém, ele acreditou nisso e no crescimento do Carnaval paulista, criando o Camarote como uma forma de divulgar a reabertura do Bar Brahma. A vontade naquele momento era muito mais promover o Bar Brahma do que fazer um camarote, mas esse formato foi ganhando força. Demorou muito para encontrar o caminho viável, tamanho e formato, mas o camarote cresceu, se consolidou e já recebeu grandes nomes da música brasileira.

Na sua visão, qual é o papel do Camarote Bar Brahma na cultura e no entretenimento do Brasil ao longo desses 25 anos?

O papel do camarote na cultura e no entretenimento, principalmente no Carnaval de São Paulo, é muito importante. É um espaço que chamou a atenção e se abriu para receber pessoas que talvez não frequentariam o Carnaval naquela época. Por meio do serviço, hospitalidade, estrutura e atrações, o CBB se tornou referência para marcas, pessoas e celebridades, gerando visibilidade e investimento.

Como se deu a parceria do CBB com Sabrina Sato, hoje rainha do evento?

A Sabrina Sato é a cara do Camarote. Essa relação é muito antiga. Nos conhecemos há muitos anos, além dela ter um vínculo forte com o Carnaval em São Paulo e no Rio. Desde o começo, ela frequentava o camarote como ponto de apoio para desfilar. Com o tempo, ela se tornou madrinha, e hoje é nossa rainha, personificando os valores do CBB, como brasilidade, alegria e sofisticação.

Qual a importância de trazer celebridades para o evento e quais nomes se destacam?

Receber celebridades reforça a experiência e a relevância do CBB. Já passaram grandes nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Rita Lee, Ronaldo, Ivete Sangalo e Jorge Ben Jor. O palco exclusivo do camarote é um diferencial, onde artistas se apresentam para um público seleto.

Quais foram os maiores desafios enfrentados ao longo dessas duas décadas e meia e como foram superados?

Um grande desafio foi a valorização do Carnaval de São Paulo. Durante anos, foi necessário comunicar e convencer as pessoas sobre a grandiosidade do evento, promovendo a cidade como destino. Hoje, o Carnaval paulista é uma potência, atraindo públicos de diversas localidades.

O que os foliões podem esperar para a festa de 25 anos do CBB?

Eles podem esperar o resultado de 25 anos de trabalho, inovação e hospitalidade. Estamos planejando momentos únicos e, no futuro, pensamos em trazer atrações internacionais para enriquecer ainda mais a experiência.

Qual você acredita ser a contribuição do CBB para o mercado de entretenimento e eventos no Brasil?

Acreditamos ter ajudado a elevar o nível de exigência para eventos premium, focando em conforto, experiências únicas e alta qualidade em todos os aspectos, como serviços, acessibilidade e entretenimento.

Como você se define como líder e empresário?

Sou apaixonado pelo que faço e obstinado com os detalhes, mas também valorizo o trabalho em equipe. Gosto de compartilhar ideias e ver o projeto crescendo com a contribuição de muitas pessoas que compartilham o mesmo entusiasmo.

10. Quais aprendizados essa experiência trouxe e quais os próximos passos? Existe algum projeto ou expansão planejada?
Eventos de grande porte demandam muito planejamento e logística. Aprendemos a focar na gestão detalhada, e o próximo passo é explorar novas possibilidades, como atrações internacionais e parcerias estratégicas.