Marinha, Exército e Aeronáutica iniciam recrutamento exclusivo para mulheres

Marinha, Exército e Aeronáutica iniciam recrutamento exclusivo para mulheres
Imagem: Divulgação / AMAN

Pela primeira vez na história, mulheres poderão se alistar voluntariamente no serviço militar brasileiro. O Ministério da Defesa anunciou nesta quarta-feira (11) o lançamento do programa que prevê 1,5 mil vagas iniciais nas Forças Armadas. Jovens que completarem 18 anos em 2025 poderão participar da seleção.

A iniciativa abrange o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, com oportunidades distribuídas em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. O objetivo é ampliar a participação feminina no efetivo militar, atualmente restrita a cerca de 10% do total.

Como funciona o processo

O alistamento estará disponível entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025. As candidatas poderão se inscrever online ou em juntas de serviço militar. Após o cadastro, elas passarão por etapas como entrevistas, exames de saúde e testes físicos.

A escolha da força armada dependerá da preferência da candidata, mas fatores como aptidão e disponibilidade de vagas também influenciarão a incorporação. As aprovadas ingressarão na graduação de soldado ou marinheiro-recruta e terão os mesmos direitos e deveres dos homens.

Benefícios para as participantes

Durante o período de 12 meses de serviço obrigatório, as militares terão acesso a benefícios como remuneração, auxílio-alimentação e licença-maternidade. O serviço pode ser prorrogado por até oito anos, dependendo do interesse das partes.

Além disso, as candidatas poderão contar o tempo de serviço militar para a aposentadoria e terão a chance de viver experiências transformadoras, segundo o Ministério da Defesa.