Parlamento francês enfrenta moções de censura contra o Governo de Michel Barnier

Foto Reprodução IG @senat_fr
O parlamento francês se prepara para uma sessão decisiva nesta quarta-feira (6), quando irá debater e votar duas moções de censura apresentadas contra o Governo do primeiro-ministro Michel Barnier. A iniciativa partiu da aliança de esquerda Nova Frente Popular e da União Nacional, partido de extrema-direita, destacando a pressão política crescente sobre o Executivo.

O momento crítico ocorre após Barnier, um líder de centro-direita e ex-comissário europeu, ter apelado, na última segunda-feira, para que o Governo assumisse a responsabilidade pela proposta de orçamento da segurança social, solicitando um prazo de três meses.

A votação, marcada para as 16h (horário local), poderá determinar o futuro do Governo, já que as moções refletem a insatisfação tanto de opositores de esquerda quanto da extrema-direita. A aliança política formada em torno da Nova Frente Popular e a adesão de outras forças opositoras aumentam as chances de aprovação, segundo fontes parlamentares citadas pela agência AFP.

A tensão no parlamento francês evidencia os desafios enfrentados pelo primeiro-ministro Michel Barnier para manter a estabilidade política em um momento crucial para a administração de questões sociais e orçamentárias no país.

Fonte: Agencia Brasil/RTP