Nesta segunda-feira, 4 de novembro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez um pronunciamento em rede nacional em alusão ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro.
A ministra destacou as políticas públicas implementadas pelo Governo Federal, como a recriação do Ministério da Cultura e o maior investimento da história no setor.
Ressaltou também a importância da cultura para o país, afirmando que representa mais de 3% do PIB e emprega mais de 7,5 milhões de pessoas. Citou, ainda, a aprovação da Lei Paulo Gustavo, que repassou R$ 3,8 bilhões para todos os estados e 98% dos municípios, com o objetivo de apoiar os trabalhadores do setor afetados pela pandemia.
A ministra abordou também a Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura, que prevê um investimento direto e contínuo de R$ 15 bilhões até 2027 para estados e municípios. Mencionou ainda a criação de linhas especiais de patrocínio nas periferias, na região Norte e nos territórios criativos, e a retomada da Política Nacional Cultura Viva, que apoia 6 mil pontos de cultura em todo o Brasil.
Por fim, anunciou que, a partir de 2025, todas as bibliotecas públicas e comunitárias do país terão seu acervo renovado anualmente pelo Governo Federal.