Pagamento da restituição será para os contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco
A Receita Federal anunciou que, nesta quinta-feira (24), será liberada a consulta ao primeiro lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física referente a outubro de 2024. O sistema estará acessível a partir das 10h.
De acordo com a CNN, esse lote é para os contribuintes que caíram na malha fina, mas que conseguiram regularizar suas pendências com o Fisco. Ao todo, 264.602 contribuintes receberão, totalizando R$ 700 milhões. Os pagamentos ocorrerão no dia 31 de outubro. De acordo com a Receita, cerca de R$ 373,5 milhões serão para os contribuintes que possuem prioridade legal, que inclui:
- 6.416 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 46.689 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 5.219 restituições para pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 14.661 restituições para contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além disso, mais de 126 mil restituições irão para os contribuintes que não têm prioridade legal, mas que receberam benefícios por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou por optarem por receber a restituição via Pix.
A consulta pode ocorrer pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones. O aplicativo permite fazer uma consulta simplificada ou detalhada sobre a situação da declaração.