18% das empresas afirmaram que perderam valores inferiores a R$ 3 mi com fraudes
A aproximação da Black Friday traz otimismo para os varejistas online, que esperam um aumento no fluxo de clientes. Contudo, essa expectativa vem acompanhada de preocupações quanto a potenciais ações criminosas.
Essa inquietação é justificada, já que 48% das empresas digitais no Brasil enfrentam perdas anuais entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões devido a fraudes. Os dados vieram de um estudo exclusivo da Adyen, plataforma de tecnologia de pagamentos, para a CNN. A pesquisa revelou que, entre as 400 empresas consultadas, 18% relataram perdas inferiores a R$ 3 milhões. Enquanto isso, 34% sofreram prejuízos superiores a R$ 5 milhões.
“Essa preocupação cresce nos últimos meses do ano, pois a estratégia do varejo durante períodos movimentados, como a Black Friday, frequentemente foca em aumentar as vendas, sem considerar adequadamente o risco de fraudes”, destaca o levantamento.
Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil, ressalta que os golpistas aproveitam métodos de pagamento comprometidos. Além disso, ainda se valem de sistemas obsoletos dos varejistas para garantir o sucesso dos crimes. “As empresas precisam implementar ferramentas de gestão de risco eficazes, que utilizem dados transacionais em tempo real e gerem insights sobre comportamentos de risco”, afirma o especialista.
Além das empresas, os consumidores também sofrem com essas fraudes. Segundo o levantamento, 63% dos 2 mil entrevistados desejam maior segurança ao realizar pagamentos. A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores é o cartão de crédito, seguido pelo cartão de débito e pelo Pix.