A premiação do Nobel da Paz aconteceu nesta sexta-feira (11)
Em um reconhecimento significativo de sua luta contínua contra a proliferação de armas nucleares, a Nihon Hidankyo, uma organização japonesa, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (11), sediada pelo Comitê Norueguês do Nobel.
A Nihon Hidankyo dedica-se a compartilhar as experiências dos Hibakusha, sobreviventes dos bombardeios atômicos realizados em Hiroshima e Nagasaki em 1945 pelos Estados Unidos. De acordo com a CNN, através da divulgação de suas histórias, a organização busca fomentar uma resistência global ao uso de armas nucleares.
“Essas testemunhas históricas ajudam a criar e consolidar ampla oposição às armas nucleares em todo o mundo ao divulgar suas histórias, criando campanhas educacionais baseadas em suas próprias experiências e emitindo alertas urgentes contra a disseminação e o uso de armas nucleares”, disse o porta-voz do Comitê Norueguês do Nobel.
Durante a discurso do Nobel da Paz, houve a declaração de que o mundo enfrenta, atualmente, um aumento preocupante no número de ogivas nucleares prontas para uso, o que significa uma ameaça significativa à humanidade. Entretanto, a cerimônia celebrou o fato de que, nos últimos 80 anos, não houve o uso de arma nuclear em conflitos.
BREAKING NEWS
The Norwegian Nobel Committee has decided to award the 2024 #NobelPeacePrize to the Japanese organisation Nihon Hidankyo. This grassroots movement of atomic bomb survivors from Hiroshima and Nagasaki, also known as Hibakusha, is receiving the peace prize for its… pic.twitter.com/YVXwnwVBQO— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 11, 2024