No dia 5 de outubro, quando é comemorado o Dia do Empreendedor no Brasil, Marcos Kherlakian, um dos nomes mais respeitados do varejo no país, tem um motivo a mais para comemorar: ele celebra 55 anos de uma carreira marcada por inovações e uma visão única para os negócios. Com um legado que atravessa gerações, sua habilidade para enxergar além do convencional o fez ser escolhido, por Buddy Valastro, para trazer ao Brasil a famosa Carlo’s Bakery. O empresário dá dicas para quem quer empreender com êxito.
Marcos Kherlakian continua a ser uma referência no mercado brasileiro, tanto que em 2022, ele foi a cara do banco Itaú na campanha para incentivar empreendedores no período pós pandemia da Covid-19. Para ele, o empreendedorismo é, antes de tudo, uma questão de paixão, coragem e capacidade de se adaptar. Em um cenário cada vez mais desafiador, Marcos não demonstra sinais de desaceleração, mostrando que o sucesso não está apenas em alcançar resultados, mas em manter-se relevante e fiel a seus princípios. “Empreender é ter paixão pelo que se faz. É acordar todos os dias disposto a aprender algo novo e a buscar sempre o melhor para o seu cliente”, revela Kherlakian sobre o segredo do seu sucesso. O empresário ressalta ainda que o empreendedorismo não é apenas uma carreira, mas um estilo de vida, que exige dedicação constante, capacidade de inovação e, acima de tudo, resiliência e dá dicas valiosas para que quem deseja empreender:
- Invista no conhecimento: estude bastante sobre o negócio que pretende abrir para identificar as oportunidades de crescimento; ou, se já está aberto, estude também, inclusive os seus concorrentes: quanto mais informação, melhor.
- Não há uma receita pronta: Diferentemente de um bolo, no qual você segue os mesmos passos e sempre tem um resultado bem semelhante, a gestão de um negócio não é bem assim. A receita que funciona mesmo é o trabalho duro, misturado com sonhos grandes; acrescente nessa mistura, uma pitada de confiança dos colaboradores e inspiração… e o sucesso estará mais próximo de ficar pronto. Mas, claro, outros ingredientes você só perceberá no seu dia a dia.
- Otimize o processo: pesquise formas e tecnologias de otimizar o seu tempo com demandas administrativas, financeiras e de outras áreas importantes.
- Tenha bons parceiros: as boas parcerias externas são fundamentais para o crescimento do negócio. Isso é válido para tempos de crise ou não.
- Dedique-se ao padrão de qualidade: fortalecer a marca da sua empresa é fundamental para o progresso profissional.
- Mantenha diálogo aberto com todos os envolvidos: para garantir que a empresa cresça e não perca a essência, é importante ter um diálogo aberto e franco com cada fornecedor, funcionário e parceiro que faz parte do seu negócio.
- Expanda as oportunidades: pesquise e invista em novas atividades para o seu negócio.
- Solte a criatividade: boas ideias muitas vezes atraem novos clientes.
- Respire fundo diante dos desafios: cuidar de um negócio não é fácil, afinal, os problemas prejudicam não só sua vida, mas o legado de muitas pessoas. Os sacrifícios são fundamentais para o sucesso.
- Adapte-se ao cenário de crise: crie outros canais de vendas ou de divulgação dos serviços. Pense, com antecedência, nos tipos de problemas que pode vir a ter e antecipe ações dentro da empresa de acordo com as boas ideias.
Ao longo de cinco décadas e meia, Kherlakian atuou em diversos setores, no entanto, mais do que o sucesso de suas empresas, é a sua própria história de vida que simboliza o espírito empreendedor: aos 15 anos, ao lado de seu irmão, fundou a Pontal Calçados, negócio que se tornaria uma das maiores redes de calçados do país. Após deixar o setor de calçados, foi responsável pela implementação de marcas internacionais no Brasil, como a Wrangler e a Via Uno, sempre apostando em sua capacidade de identificar as demandas do mercado e se antecipar às tendências.
Foi esse talento que o levou a sua maior empreitada de sucesso: trazer para o Brasil a Carlo’s Bakery, que até o momento ainda é o primeiro país a receber a célebre confeitaria de Buddy Valastro, que desde sua chegada por aqui, em 2016, se tornou um fenômeno nacional. Repetindo o feito da confeitaria americana, Marcos conta com a colaboração direta de sua esposa, Milah Kherlakian, e de seus filhos, Mariana e Marcos Filho, que ocupam cargos estratégicos na Carlo’s Bakery Brasil. “Trabalhar com a família é algo que traz uma conexão muito especial ao nosso negócio. Sabemos que podemos contar uns com os outros e isso faz toda a diferença”, comenta Marcos.
Sobre a Carlo’s Bakery no Brasil
A Carlo’s Bakery possui nove unidades na Grande São Paulo. Para abastecer a grande demanda, a fábrica, com sede no bairro da Vila Leopoldina, capital paulista, possui 1.400 metros quadrados, onde são produzidos em média 550 mil produtos por mês. No total, a empresa conta com aproximadamente 150 funcionários. No Brasil, a operação é comandada pelo sócio Marcos Kherlakian (CEO), que assumiu parceria com Buddy Valastro em julho de 2016.