Em comunicado oficial, a embaixada diplomática afirmou que não comenta decisões judiciais ou disputas legais
Nesta sexta-feira de manhã (30), a embaixada dos Estados Unidos, divulgou uma nota, na qual diz monitorar o confronto entre o Supremo Tribunal Federal e o X e onde afirma, que a liberdade de expressão é fundamental na democracia.
A Embaixada dos EUA está monitorando a situação entre o Supremo Tribunal Federal e a plataforma X. “Ressaltamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável. Por política interna, não comentamos decisões de tribunais ou disputas legais”, disse em comunicado a assessoria de imprensa da embaixada.
Os Estados Unidos desempenham um papel central no confronto entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e Elon Musk. Em abril, um comitê da Câmara dos Representantes dos EUA, liderado por um congressista republicano com laços com Donald Trump, divulgou um relatório crítico ao ministro Alexandre de Moraes.
Segundo a CNN, uma comitiva de parlamentares bolsonaristas visitou o Congresso americano para denunciar o que consideram ilegalidades cometidas pelo STF. Em resposta, parlamentares governistas alertaram para os riscos que esses movimentos representam à democracia brasileira.