Paris 2024: cerimônia de abertura celebra esporte, arte, liberdade e inclusão na Cidade Luz

Na última quarta-feira, 28 de agosto, as Paralimpíadas de 2024 começaram em Paris com uma cerimônia de abertura que transbordou os limites do estádio e tomou conta das ruas da Cidade Luz.

A cerimônia começou com um curta-metragem estrelado pelo nadador francês Théo Curin, que participou dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Na Praça La Concorde, transformada em um grande teatro a céu aberto, 35 mil espectadores assistiram a um show de dança celebrando o esporte, a arte, a liberdade e a inclusão.

As 168 delegações chegaram após uma explosão de fumaça azul, vermelha e branca, as cores da bandeira da França, e desfilaram prontas para entrar em cena. O Brasil, liderado pelos porta-bandeiras Gabriel Araújo e Beth Gomes, não economizou na alegria e na dança em sua passagem e foi muito aplaudido.

Após a passagem da delegação da França, os dançarinos voltaram ao centro do palco para o trecho da cerimônia nomeado “Minha habilidade”, que mostrou a redescoberta e aceitação do próprio corpo, perfeito e capaz com sua deficiência.