Cultura INC: Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de SP completa 30 anos com livro comemorativo

Publicação lançada pela Bela Vista Cultural faz parte de um projeto cultural e educacional que busca enfatizar a importância do sistema de unidades de conservação

Em 2024 celebramos os 30 anos da criação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), uma área extensa que abrange 78 municípios e abriga ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros. Reconhecida pela UNESCO como um local de grande importância ecológica e socioeconômica, ela reúne diversas espécies da flora e da fauna típicas da Mata Atlântica e do Cerrado, muitas delas endêmicas.

Trata-se de uma “barreira vegetal” que auxilia na recuperação atmosférica, reduzindo a poluição do ar e minimizando os impactos das ilhas de calor, além de proteger mananciais e abrigar diferentes populações que fazem questão de preservar a sua cultura em cidades acolhedoras e repletas de atrativos turísticos. Criada em junho de 1994, a RBCV é responsável por fornecer alimentos, recursos hídricos e ganhos climáticos fundamentais para a estabilização do clima e para a manutenção da qualidade de vida local.A RBCV engloba toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) – que compreende 39 municípios, tendo a cidade de São Paulo como centro; quase integralmente a Baixada Santista (Região Metropolitana da Baixada Santista – RMBS) e parte das regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira, São José dos Campos, Litoral Norte e Campinas. Em suma, consiste em um sistema de unidades de conservação que, segundo a Fundação Florestal de São Paulo, beneficia mais de 25 milhões de pessoas.

Em comemoração aos 30 anos da RBCV, a Bela Vista Cultural, editora e produtora paulistana voltada ao lançamento de ações de impacto social, apresenta a sua mais nova publicação: o livro “Arco da Vida: a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo”, que faz parte de um projeto mais amplo, criado com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca da importância das áreas protegidas, tanto públicas como privadas, ao mesmo tempo em que discorre sobre a conservação do meio ambiente e os desafios impostos pelas mudanças climáticas e o reconhecimento de pautas ambientais sustentáveis.

“Criamos o projeto não só para estimular e potencializar o conhecimento sobre a Reserva da Biosfera e sua relevância, mas também para dialogar sobre a conservação do meio ambiente e a influência das mudanças climáticas no mundo, debatendo o papel ativo do cidadão em uma pauta atual, de extrema importância, que merece a nossa atenção”, pontua Renan Cyrillo, sócio presidente da Bela Vista Cultural.

Anterior Próximo

O livro, com prefácio assinado pela Fundação Florestal, faz uma “radiografia” da RBCV, que conta com 2.400.682 ha, sendo 1.863.032 ha de área terrestre e 537.650 ha de área marinha, revelando o seu papel ao preservar diversas formas de vida, mantendo os recursos naturais e toda as suas potencialidades. Além disso, traz à tona questões relacionadas ao patrimônio material e imaterial, ao meio ambiente e à biodiversidade que a caracterizam.

Realizada com o patrocínio da ComBio, por meio do Proac ICMS, e apoio institucional da Fundação Florestal e da ANAMMA, a iniciativa doará a maior parte dos livros para estudantes e professores da rede pública de ensino, mas uma pequena parcela também está à venda no e-commerce da editora, pelo valor de R$ 50,00.

As escolas participantes também receberão uma série de atividades formativas que incluem palestras, mentorias e saídas pedagógicas, ao longo do segundo semestre de 2024, com o objetivo de oferecer recursos e experiências que complementem o trabalho realizado pelos profissionais da educação em sala de aula.