À frente de uma das principais calçadistas do Brasil, a Santa Lolla, Vanessa Martinez, em parceria com seus irmãos, Rubens e Fábio, é uma das fundadoras da marca. Completando 20 anos de história neste ano, a Santa Lolla nasceu do desejo dos três irmãos de criar suas próprias coleções autorais, e seu nome é uma homenagem à figura inspiracional da avó paterna, chamada por eles carinhosamente de “vó Lolla”.
A marca conta com 4,9 milhões de seguidores no Instagram e, de acordo com a Socialbakers – atualmente Emplifi – é líder, desde 2019, em engajamento dentro do segmento de moda nas principais mídias sociais.
Neste ano, os sócios ampliam os negócios e anunciam a SL Company – novo conglomerado que incluirá também as marcas Degalls e SL3, além da primogênita Santa Lolla. A fundação da companhia se adequa às principais demandas do mercado, buscando complementar os negócios e expandir o segmento da moda nacional, no qual a Santa Lolla já está fortemente consolidada.
Para ficar por dentro das novidades e conhecer um pouco mais do lado empreendedor de Vanessa Martinez, confira o nosso bate-papo exclusivo com a empresária:
Vanessa, como é a sua rotina atuando como fundadora e sócia-diretora da Santa Lolla? E quais são as suas inspirações no empreendedorismo feminino?
Minha rotina mudou muito ao longo dos anos. No começo, meus irmãos e eu fazíamos tudo, absolutamente tudo. Os papéis foram se adequando com o crescimento da companhia, mas as frentes em que mais atuo são as criativas (marketing e desenvolvimento de produtos), embora todos participem das decisões em geral. Acredito na importância de criar oportunidades e apoiar outras mulheres no mundo dos negócios. Com isso, a Santa Lolla tem hoje 78% dos cargos ocupados por mulheres, lembrando que o setor calçadista era um mercado extremamente masculino.
Com o grupo SL Company, estando presente no mercado de calçados e acessórios femininos e masculinos, quais oportunidades vocês também visualizam para a companhia?
O licenciamento da marca é uma novidade que criamos dentro da empresa há aproximadamente um ano e meio. Hoje, temos uma área exclusiva para abranger categorias desse canal, como nosso primeiro perfume PUMP 36 e o mais recente, com óculos de sol e receituário, que estarão presentes em óticas de todo o Brasil. É um canal em que temos expectativas de criar novas frentes de negócio e gerar crescimento.
Percebemos o quanto as redes sociais movimentam e norteiam a moda. Atualmente, os perfis da Santa Lolla contam com números impressionantes. Como o grupo pretende trabalhar e ampliar o marketing das marcas nas mídias sociais, acompanhando esse movimento? E quais são as principais estratégias?
As mídias digitais estão sempre atualizando seus algoritmos, e acompanhamos diariamente todos os indicadores de performance. A principal estratégia da marca é não perder nossa essência na comunicação com o público. Acredito que esse seja o diferencial que nos coloca na posição de ter um engajamento tão alto.
Geralmente, as marcas masculinas seguem padrões clássicos no design, priorizando apenas o conforto. A chegada da companhia neste setor, com a SL3 e Degalls, trará um toque de moda e contemporaneidade para esse público, que geralmente é mais conservador? O que podemos destacar de novo e cool nesses produtos masculinos das marcas?
A SL3 e a Degalls também prezam pelo conforto e qualidade, com um toque de modernidade. Os produtos têm uma identidade bem definida, com uso de materiais de alta qualidade e pontos de cor que trazem um diferencial criativo para esse público.
Na sua opinião, como você acredita que o mercado da moda se comportará nos próximos 10 anos? E quais as tendências que o grupo encara como essenciais na construção dos produtos das marcas?
A moda tem princípios, mas não tem padrões fixos; é dinâmica. As marcas precisam estar atentas a essas mudanças comportamentais, à inovação e à IA. Imagino que, em dez anos, a moda será ainda mais prática, confortável e cada vez mais usada como forma de expressar a singularidade. No mercado, acredito em um crescimento ainda maior do e-commerce, com atendimentos cada vez mais personalizados, marcas adotando práticas mais responsáveis e a IA transformando o mundo da moda, melhorando operações, produtos, experiência do cliente e tornando tudo mais eficiente e inovador.
Quais outras bandeiras importantes, além da arte, do design e do conforto, a SL Company trará ao grupo?
Dentro da SL Company, todas as marcas sempre carregarão características que estão dentro do nosso DNA, como arte, design, moda e conforto, aliadas às flutuações das tendências do mercado e do comportamento das consumidoras. Entretanto, enxergamos a SL Company como um momento mais amplo e plural da nossa história, colocando-nos em contato com novas frentes de negócios, como os licenciamentos e outros segmentos que estamos avaliando.
Falando um pouco do seu estilo, qual é o seu calçado favorito? E qual bolsa não pode faltar no seu guarda-roupa?
Sou versátil na minha forma de vestir, sempre prezando pelo conforto. No dia a dia, minhas escolhas são os sneakers pela praticidade, e a bolsa normalmente é média, que transita por todas as ocasiões, não precisando trocá-la com frequência.
Por fim, compartilhe conosco uma dica para outras mulheres que queiram empreender e se destacar na moda, como você.
Empreender é um desafio que exige determinação, paixão e uma vontade incansável de realizar. Embora as mulheres ainda enfrentem inúmeras barreiras no mercado de trabalho, não podemos desistir. Precisamos continuar avançando, abrindo novos caminhos e conquistando nosso espaço.