A situação política na Venezuela ganhou novos desdobramentos. Nesta quarta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que busca “saída política para o problema da Venezuela”.
“Eu demorei porque um estava em um telefonema com a Colômbia tentando ver se a gente encontra uma saída política para o problema da Venezuela, para ver se a gente restabelece a tranquilidade democrática naquele país”, afirmou Lula.
De acordo com a CNN, a informação sobre a ligação foi antecipada pela analista Jussara Joares. O presidente conversou com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, para debater sobre a situação da Venezuela. Depois que Nicolás Maduro se consagrou como presidente, a oposição protestou e o acusou de fraude no processo eleitoral. Por conta disso, o Brasil – em um comunicado conjunto com o México e a Colômbia – pediu a divulgação das atas.
Essa ligação aconteceu um dia após o México sair do grupo de negociações sobre as eleições na Venezuela. De acordo com a CNN, esse comportamento não surpreendeu o Brasil, que já esperava a saída do país por causa dos entraves propostos pelo país nas negociações.
Nesta quarta-feira (14), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi à Bogotá, na Colômbia, para discutir sobre as eleições venezuelanas. Essa declaração de Lula sobre a situação da Venezuela aconteceu durante uma reunião de investimentos do programa Nova Indústria Brasil (NIB), no Palácio do Planalto.