O Brasil se aproximou mais um pouco de sua primeira medalha no tênis de mesa nas Olimpíadas. Nesta quinta-feira (1), Hugo Calderano conquistou a vaga na semifinal após ganhar do sul-coreano Jang Woo-jin, por 4 a 0 (114, 117, 115 e 116). Essa foi a melhor posição de um mesatenista brasileiro na história.
O jogo aconteceu na Arena Sul 4, com o apoio da torcida brasileira a todo momento. De acordo com a CNN, Calderano manteve o duelo com tranquilidade e conquistou mais um jogo rumo à final. Atualmente, o brasileiro aguarda a definição de quem será seu oponente na semifinal.
A disputa que irá definir o adversário de Calderano será entre Omar Assar, do Egito, e Truls Moeregaardh, da Suécia. O jogo começará a partir das 16h (horário de Brasília), nesta quinta-feira (1). Independente de quem vencer, Hugo Calderano ainda será o favorito contra qualquer um dos dois.
O carioca se consolidou entre os melhores do mundo nos últimos anos e chegou como o cabeça de chave número 4 nos Jogos Olímpicos. Enquanto isso, um dos seus possíveis adversários, o sueco Moeregaardh, realizou um feito importante nesta edição. Ele foi o responsável pela eliminação do chinês Chuquin Wang, que foi considerado o melhor do mundo.
Entretanto, Calderano já se sobressaiu sobre quatro adversários nas Olimpíadas. Andy Peralta (Cuba), Álvaro Robles (Espanha), Alexis Lebrun (França) e Jang Woo-jin(Coreia do Sul) perderam para o carioca de 28 anos.